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Como gerenciar os setores de um supermercado através dos checklists

Lidar com trabalho em equipes não é uma tarefa fácil. Lidar com os setores em supermercados é uma tarefa ainda mais complicada. 

Seja em um supermercado de pequeno ou grande porte, algo é certo: O seu gerenciamento é necessário.

Sem uma mínima organização, as tarefas do dia a dia não são cumpridas e nenhum avanço é percebido.

Um planejamento estruturado, uma distribuição de tarefas e a ajuda de boas ferramentas facilitam os processos.

Por causa disso, viemos falar com vocês sobre a importância de gerenciar setores a todo momento.

E o melhor, acompanhar as evoluções das equipes com base no uso de checklists.

Que agregam tanto em rapidez e eficiência nas operações.

Faça a leitura até o final e entenda melhor em quais locais essa ferramenta se destaca.

Planejamento de setores de supermercado

O Planejamento é essencial

Independente do porte do supermercado é imprescindível que ocorra o seu planejamento

O primeiro pensamento deve levar em conta que o supermercado é uma grande engrenagem. 

E nas grandes engrenagens tudo deve encaixar e fazer sentido. 

Já citamos isso em outros textos por aqui, mas é sempre bom reforçar que é a partir do planejamento que fluem as outras demandas. 

Onde se mapeia os setores e se define como agir. 

Vamos listar alguns dos motivos levantados por nós para que esse seja o seu primeiro pensamento. 

Tendo em vista que gerenciar as equipes depende de uma maior integração e comunicação. 

E para que o planejamento saia do papel e entre em ação, é preciso analisar esses passos a seguir: 

  • Se atualize constantemente

A atualização constante deixa gestores e demais funcionários por dentro do que é tendência no mercado.

Boas ideias que podem surtir efeito quando aplicadas corretamente em sua loja.

Sendo atrativas para o público em geral, que percebe que algo de diferente tem sido feito naquele lugar.

Por isso, faça pesquisas em locais de confiança, extraia o que vale a pena ser instaurado ali.

E pense na sua execução, tendo o funcionário conectado a todo momento. 

  • Conheça o perfil do seu cliente 

Por meio do estudo de métricas e demais números que fazem parte do dia a dia de um supermercado, é possível perceber o ticket médio do seu cliente.

Entendendo melhor quais são os seus gostos e qual é o perfil do consumidor daquela loja em específico. 

Com essa noção, as decisões são tomadas de maneira mais assertiva, sem exageros, sempre indo direto ao ponto principal. 

Por isso, estude os números do mês, o que mais o cliente tem consumido e como ele agiu com as mudanças corriqueiras que o supermercado fez.

Conhecendo o perfil do seu cliente você acaba conseguindo aproximá-lo. 

Uma boa alternativa para conhecer melhor o seu cliente é utilizar o ranking de unidades gerados pelo aplicativo do Checkbits. 

Onde você consegue perceber os avanços de cada unidade, levando em consideração os setores e as equipes. 

Assim, as ações são revistas e cada passo futuro fica mais fácil de ser dado. 

supermercado
  • Não descuide da gestão financeira e contábil. 

Por meio da aproximação do cliente, tratada no item anterior, um gestor consegue ter noções maiores de como agir.

Essa noção vai de encontro diretamente com o cuidado em relação à gestão financeira, que engloba todo o supermercado.

Sabendo controlar melhor os gastos com mercadorias, com os seus funcionários e com demais custos que envolvem a operação de uma loja desse porte. 

Sem a integração de todo o setor contábil, o gerenciamento de equipes com qualidade não vai adiante. 

Por isso, não se pode descuidar nenhum segundo da gestão financeira do seu negócio, para que todo o planejamento esteja em dia.

  • Cuide de todas as seções.

Com o primeiro passo que envolve avaliar todo o seu planejamento, está compreendido o fato de cuidar de todas as seções.

Vendo números e analisando o desempenho de todos os setores, para poder agir. 

Cuidar de todo o supermercado envolve os funcionários responsáveis pela gerência, os demais gestores e encarregados de cada seção. 

Por isso, ao desenvolver o planejamento, cada setor deve ser atendido da forma como necessita. 

Com os gestores entrando em contato com os encarregados e vendo o que realmente precisa ser acompanhado. 

De toda forma o planejamento é complexo, extenso e muito necessário, por isso não deixe de cuidar desses setores por completo:

  • açougue/frios;
  • limpeza;
  • caixa;
  • tabelas e códigos; 
  • manutenção de máquinas;
  • EPIs;
  • frutas, verduras e legumes;
  • vitrine; 
  • uniformização; 
  • bebidas; 
  • padaria; 
  • segurança; 
  • ofertas e precificação 
  • demandas específicas;  

Pois, só assim as seções evoluem e fazem a diferença na hora do seu faturamento, tornando o giro da engrenagem em algo mais completo. 

Para todos esses setores existem checklists específicos, que devem ser cumpridos para que ocorra o bom funcionamento da loja. 

Como, por exemplo, para que a área do açougue e frios consiga funcionar é imprescindível que a manutenção das máquinas estejam em dia. 

Assim, cada setor tem uma equipe envolvida, que deve checar tudo no início das atividades e em seu decorrer. 

  • Trabalhe com metas 

Já pensando na evolução de todos, gerencie as equipes com um trabalho por metas. 

Quando são colocados objetivos para os funcionários, a motivação de todos aumenta e as coisas tendem a fluir.

Por isso, ao mapear todos os setores, procure identificar fraquezas e qualidades.

Trabalhe com metas para os funcionários, visando sempre um melhor desempenho.

Para que isso ocorra, é importante ter cuidado ao lidar com as equipes que são formadas.

Para que haja uma boa comunicação entre gestores e funcionários, que influenciam positivamente no rendimento. 

O cuidado, a comunicação e a motivação são detalhes que podem modificar até mesmo a imagem que é passada para os clientes 

Layout de setores de supermercado

Tenha cuidado com o layout do supermercado

Após entender a necessidade de lidar bem com o planejamento, você passa a se preocupar com o layout desenvolvido para o supermercado. 

O layout é o desenho da sua loja, onde fica cada setor, como são distribuídas às gôndolas e até mesmo o ordenamento das prateleiras.

Tudo isso é feito de uma forma lógica, pensando no que vai impactar diretamente o seu consumidor. 

Assim, tudo que é feito do começo até o final da loja e primeira até a última prateleira são elaborados com base no planejamento. 

Por estes motivos, ao querer gerenciar melhor os setores no supermercado, tenha cuidado com o seu layout. 

Preste atenção nos quatro tópicos a seguir: 

  1. Escolha bem o mix de produtos. 
  2. Preserve o desenho de seu layout.
  3. Envolva as equipes na organização.
  4. Pense nas datas comemorativas.

Todos esses pontos são de suma importância para que o layout seja preservado, bem organizado e adaptável.

A adaptação para datas comemorativas, por exemplo, é algo que influencia diretamente na sua arrecadação.

E o seu desenvolvimento está atrelado ao que é feito pelos funcionários, que devem estar envolvidos em todas as ações. 

Além do seu mix de produtos que avalia a ordem e a distribuição por toda a loja, para que nada passe despercebido.

Prevenção de perdas em Setores de supermercado

Pense na prevenção de perdas 

Em nossa última postagem no blog, clique aqui para conferir. 

Nós falamos sobre a prevenção de perdas, que é um dos motivos de grande preocupação em supermercados.

Este assunto que envolve o trabalho de todas as equipes existentes na loja é fundamental para o seu bom rendimento.

Por causa disso, nós ligamos o alerta para a sua prevenção. 

E aqui vamos destacar dois fatos importantes, o bom controle de estoques e a validade dos produtos. 

  • Obtendo um bom controle de estoque

Para conseguir controlar o que chega e o que sai de seu negócio é preciso mobilizar áreas como a contabilidade, os repositores e os caixas. 

Sem o planejamento, tratado lá no início, isso também não vai para a frente. 

Por este motivo, é interessante ligar o alerta para o uso de técnicas e ferramentas que possam indicar inconformidades. 

Como, por exemplo, o uso de checklists para verificação das mercadorias que chegaram e do movimento que elas fizeram dentro do supermercado. 

  • Atenção a validade de produtos 

Além de vistoriar a sua movimentação dentro do comércio, é importante saber sobre as suas condições. 

Na hora de se comunicar com a equipe procure esclarecer como ocorrem a execução de algumas tarefas, como a análise da validade dos produtos. 

Ao preencher os checklists que acabamos de falar, consulte os produtos para informar a sua data de fabricação e, principalmente, de validade. 

Fazendo isso, tudo o que foi levantado no planejamento passa a entrar em ação e todos os setores são diretamente afetados, desde que haja comprometimento. 

Com o comprometimento dos funcionários, as longas compras que são feitas para o estoque são validadas e colocadas à mostra. 

Sem pensar em prejuízos e demais contratempos, todos os produtos são observados com mais qualidade e confiança. 

Dando o aval para a execução dos próximos passos.

Setores de supermercado

Faça investimentos e execute treinamentos 

Se você leu até aqui e procura um motivo para investir no gerenciamento dos setores no supermercado, preste atenção no que trazemos a seguir. 

Fazer investimentos e executar treinamentos com os seus funcionários é necessário!

Por isso, vamos falar um pouco sobre o uso de checklists digitais e alguns outros investimentos.

Modificações essas que certamente trarão resultados positivos para o dia a dia

Então fique ciente em relação a esses pontos a seguir: 

  • Não subestime a importância do marketing e do bom atendimento.
  • Invista em tecnologia.
  • Forme uma boa equipe, realize treinamentos.
  • Conheça ferramentas que ajudam na sua gestão.
  • Vistorie pontos específicos da loja com checklists digitais.

Pegando carona neste último ponto citado, pense um pouco na abertura, fechamento e o seguimento de padrão em um supermercado. 

Esses que são momentos cruciais para o seu balanço financeiro e para a melhoria de sua imagem. 

Com o início da operação e a sua finalização são informados aos encarregados dos setores responsáveis, com valores e demais informações. 

E também quando todos os funcionários seguem normas determinadas, já passadas em treinamentos e fazem o uso de uniformes e vestimentas corretas. 

Padronizando processos e ações, para que todas as seções possam andar em conjunto. 

Situações essas que podem ser desenvolvidas com o Checkbits, nosso aplicativo de checklists digitais. 

Que facilitará essas operações, trazendo mais organização para o caixa e a uniformização. 

Agregando tanto em rapidez, quanto em eficiência nas suas operações.

Ao cumprir com a lista de checagem diariamente, um negócio se torna ainda mais controlado e eficiente

Ampliando e aprimorando as várias áreas que tratamos neste artigo.

Por isso, é importante aproximar os setores e manter a comunicação direta, dentro do que foi planejado em seu início

Para que assim todos os que estão envolvidos possam evoluir constantemente, tendo ferramentas como checklists digitais trabalhando a seu favor. 

Portanto, se acha que um aplicativo de checklists digitais realmente vai resolver a gestão de setores em seu supermercado, o Checkbits é para você.

Entre em contato com os nossos consultores

Temos ferramentas que atendem todos os pontos abordados no texto. 

Muito obrigado pela leitura, até a próxima!

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