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Checklist para lojas de roupas: a importância de organizar a rotina

Pense que você está entrando em uma loja de roupa agora. 

Você entra para comprar uma peça, mas acaba reparando em uma infinidade de coisas.

Tudo aquilo que você reparou se encontra em uma ordem por um motivo, mesmo que te agrade ou não. 

Porém, a percepção do cliente, que atrai ou distancia da compra, é um pouco diferente do que realmente observa um gerente. 

E para organizar os pensamentos e, principalmente, o local de trabalho é preciso adaptar a rotina. 

Pois, nem só de arrumar as prateleiras e atender clientes que vivem os funcionários de uma loja. 

Para organizar o dia a dia nesse espaço tão importante para sociedade é preciso muito mais. 

E esse muito mais pode acontecer com a implementação do uso de checklists. 

Nesse texto você verá alguns exemplos de como organizar a rotina de uma loja de roupas com base nesse método. 

Veja um pouco mais no decorrer do texto. Boa leitura!

Organização

Checklist para loja de roupas: Organização

O dia a dia da organização de uma loja começa desde a ideia de abrir um negócio.

Onde se define o ramo, local, referência do mercado e o investimento. 

Um bom estudo de tudo que pode ser envolvido faz a diferença nesse ponto inicial.

Mas os passos que levam até a abertura da loja podem ser mais lentos ou mais rápidos.

Tudo vai depender da sua organização para resolver as burocracias que aparecerão no trajeto. 

Onde as pequenas decisões começarão a influenciar no seu rendimento futuro. 

O dono, os sócios, os funcionários e o serviço que será entregue passa por um planejamento. 

Por isso, a partir do momento da abertura da loja, algumas medidas importantes devem ser tomadas para manter a organização do ambiente. 

Passada a fase da abertura, toda a rotina deve passar por uma estrutura eficiente.

E é sobre isso que falaremos no decorrer do texto. 

Um exemplo 

Abordaremos aqui algo que é comum no dia a dia de todo mundo: a compra de roupas. 

O uso de roupas é algo essencial para a nossa sobrevivência. 

Seja para nos protegermos do frio, praticarmos esportes, sair para uma ocasião especial ou qualquer movimentação corriqueira. 

Em todos os grandes centros comerciais que vamos nos deparamos com uma infinidade de lojas assim. 

Sejam elas de qualquer estilo ou gênero, a certeza é que sempre teremos grandes variedades. 

Por isso, o ramo do vestuário é um dos mais importantes para a economia do país. 

Proporcionando empregos a milhões de brasileiros, seja na produção ou venda. 

Onde, segundo números da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil registra crescimento de 20% em 2021. 

O faturamento que supera a casa dos 190 bilhões de reais, deixa evidente a importância do ramo.

Por este motivo, tendo como base uma loja de roupas, é necessário ficar atento com os detalhes para garantir um bom faturamento. 

Ou mesmo para administrar com mais controle a sua rotina. 

Destacamos aqui 5 itens que podem ser melhor observados e organizados por quem gerencia uma loja de roupas. 

Preste atenção: 

  • Abertura da loja

Uma das maiores preocupações de quem administra um negócio é voltado para os cuidados sobre a sua abertura. 

Abrir não significa somente destrancar os cadeados ou levantar as portas.

Abrir a loja tem relação direta com observar o balanço do caixa do dia anterior, analisar os gastos previstos para o dia e tudo que envolve a sua rotina. 

  • Limpeza

Um ambiente limpo atrai mais clientes, isso é certeiro. 

Por isso, dentre as inúmeras funções que são cumpridas no dia a dia de uma loja de roupas está o fato de manter a arrumação do local. 

Fazer a limpeza, seja com os próprios funcionários ou com profissionais contratados deve estar encaixado no seu horário de funcionamento. 

Não afetando a movimentação de clientes, e sim, convidando aqueles que passam em sua porta para consumirem os seus produtos. 

A loja limpa certamente é um grande atrativo, por isso, pense em executar a faxina ao abrir o seu negócio.

Este é um ótimo cartão de visitas.  

  • Vitrine com as peças mais vendidas

Alterar a sua vitrine com constância mostra a variedade de peças que a loja detém e acaba por atrair os clientes. 

Pense sempre em colocar as peças mais vendidas nos manequins que se encontram em sua vitrine. 

Mas não se prenda somente às vendas, mostre também o repertório que o seu negócio possui, para que tenham a noção das coleções presentes ali. 

  • Controle do estoque

Fazer o controle de estoque é fundamental para organizar a rotina e evitar gastos desnecessários. 

Seja os gastos em excesso para mais ou para menos, o seu estoque deve ser bem pensado. 

Ter a quantidade de peças ideais para o tamanho de sua loja, faz com que o seu controle seja mais fácil.

Tanto no que diz respeito à comunicação com vendedores, representantes, sacoleiros, funcionários e clientes. 

Tudo passa a estar conectado no ambiente quando se sabe os limites que pode atingir e os passos que realmente pode dar.  

  • Atendimento

Treinar bem os seus funcionários para poder realizar o melhor atendimento é de suma importância em uma loja de roupas. 

Aquele atendente que fica no pé do cliente o tempo todo pode ser cansativo e acabar por afastar as vendas. 

Já aquele que se mantém distante e que não consegue se comunicar bem, também atrapalha o rendimento do negócio. 

Saber tratar bem o cliente vai de acordo com o tom que é adotado pela loja na hora da abordagem e deve impactar positivamente.

Pensando nesses motivos, deve-se levar em consideração o que o consumidor gosta mais e o que atrai mais vendas.  

Evidencias

Checklist para lojas de roupas: Mais dinamismo e evidências 

Para colocar todas as dicas que demos em prática é preciso se manter atento.

O gerente ou dono de uma loja deve pensar em maneiras de melhorar o que é entregue para o seu cliente. 

Por causa disso, surge esse artigo que você está lendo. 

Para falarmos sobre o uso de checklists em lojas de roupas. 

Com a pretensão de organizar todo o ambiente, trazendo mais dinamismo na hora de agir e evidências na hora de comprovar. 

Mas você deve está se perguntando o porquê desses dois detalhes, o dinamismo e as evidências? 

Pois, pense com a gente, uma loja de roupas costuma ser um comércio muito movimentado.

E para tomar conta de tudo que ocorre por lá demanda rapidez nas ações. 

Por isso escolhemos o dinamismo como um dos motivos de se usar um checklist em lojas de roupas. 

  • Organizar a chegada de um novo carregamento

Ao preencher um checklist diariamente, a sua loja ganha em organização. 

Pois, todos estarão cientes de quais lugares devem deixar as roupas quando elas acabarem de chegar.

Organizando toda a chegada de uma nova remessa nos estoques e demais espaços destinados para o seu negócio. 

Ajustando com facilidade e rapidez, tudo em seu devido lugar.

  • Definir Horários e funções 

A definição de quantos atendentes e demais funcionários você terá é um dos passos iniciais que tratamos ainda no começo do texto. 

Mas, assim como a definição da quantidade de pessoas envolvidas, também devem ser definidas as funções de cada um, indo de acordo com os horários. 

Por causa disso nós recomendamos o uso de checklists, seja em papel ou digital.

Pois, assim, você consegue estruturar a ordem diária do que deve ser feito, indo de acordo com os pontos citados no tópico anterior. 

Com esse tipo de ferramenta ao seu lado você consegue monitorar tudo que vem sendo feito, após o preenchimento das listas e documentos. 

Seja pelo aplicativo que você utiliza ou pelos papéis que armazena, tudo fica mais evidente. 

E falando em evidência, preste atenção nessas etapas a seguir. 

  • Agilizar envios e tarefas extras 

Muitas lojas de roupas trabalham com atendimento também pela internet, por meio de redes sociais e sites. 

Isso faz com que as vendas para distâncias maiores sejam recorrentes, dependendo do negócio. 

Por isso, agilizar os envios por meio dos correios ou de transportadoras também demanda tempo e pessoas responsáveis. 

Onde essas terão que ter o máximo de cuidado para não danificar o produto ao separar tudo de acordo com o combinado e produzir as embalagens. 

E é aí que entram as evidências em uma checklist. 

Pois, como o uso de fotos em checklists digitais, torna-se mais fácil observar se tudo está dentro dos conformes.

Com as fotos, tudo é registrado e o gerente fica ciente de cada passo dado, otimizando boa parte dos processos. 

  • Monitorar outras unidades da loja

Ainda com a presença de um aplicativo de checklists que pode ser usado por meio de um celular, tablet ou computador, o gerente consegue tomar conta de outras unidades. 

Não estar presente na loja não quer dizer que não existirá um acompanhamento de perto do que vem sendo feito. 

Novamente com a presença de fotos e comentários, as evidências são compartilhadas. 

A partir daí, as tarefas diárias de uma rede de lojas podem ser concluídas ou corrigidas. 

Tudo isso com maiores informações para os usuários e gestores. Assim, com o cumprimento de checklists em lojas de roupas, todas as funções são definidas e uma rotina passa a ser mais organizada. 

Checkbits

Checkbits: Checklist para loja de roupas

Nós temos uma boa dica para você que pretende executar checklists em sua loja de roupas. 

Assim como já citado no texto, as ferramentas de checklists digitais modificam a organização do local durante a rotina. 

E os aplicativos de checklists, como o exemplo do CHECKBITS, transformam a loja em um local mais produtivo e controlado. 

Com dados e atualizações em tempo real, que são gerados através de relatórios. 

Além de serem demonstrados em documentos autorizados. 

Com o CHECKBITS, você consegue além de verificar o que tem sido preenchido, também programa as datas e horas corretas de cada função.

Solicita que os funcionários/atendentes coloquem evidências através de fotos tiradas na hora.

Além de designar tarefas a funcionários que irão corrigir não conformidades. 

Tudo isso passando diretamente pelo gerente, que pode estar presente no local ou não. 

Através do menu de gestão de tarefas consegue ver se eles preencheram ou se atrasaram e deixaram de fazer. 

Ainda, sem precisar compilar dados, consegue ver o status geral através dos gráficos e dashboards.

Tudo isso em uma plataforma completa que simplifica os desafios da gestão de uma loja de roupas. 

Quer saber como garantir isso para o seu negócio? Entre em contato com os consultores.

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