Controle de qualidade é o processo de garantir que produtos ou serviços atendam aos padrões estabelecidos, visando a satisfação do cliente e a eficiência operacional nas empresas. Saiba mais!
Já pensou em estratégias para manter a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa, mas é difícil assegurar a excelência ao longo da rotina operacional? Utilizar as práticas do controle de qualidade podem ajudar você!
Esse sistema é um conjunto de práticas e ferramentas que visam garantir uma melhoria contínua nos processos internos, gerando resultados mais eficazes e experiências mais satisfatórias ao público consumidor da marca.
Neste conteúdo, você vai entender o que é controle de qualidade, como implementar esse sistema na prática e qual é a importância de fazer isso para o seu negócio. Confira!
O que é controle de qualidade?
O controle de qualidade é um agrupamento de processos, ferramentas, medidas e procedimentos que devem ser seguidos para melhorar os resultados da produção de serviços ou produtos.
O principal objetivo dessas práticas é manter o padrão de excelência de tudo o que é produzido pela equipe da empresa, otimizando todo o fluxo de trabalho na rotina.
Ou seja, além de assegurar que as normas e as especificações técnicas estabelecidas serão seguidas durante o processo, o controle de qualidade é uma área que deve garantir a melhoria contínua até a finalização das etapas de produção, reduzindo erros, falhas e outros problemas.
Leia mais: 7 passos para implementar o gerenciamento de rotina de trabalho na sua empresa
Qual é a importância do controle de qualidade?
O controle de qualidade é fundamental para todas as organizações que desejam garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões estabelecidos e às expectativas dos seus clientes.
Ao implementar rigorosos processos na rotina e realizar o devido monitoramento dos fluxos, as organizações podem reduzir defeitos, minimizar desperdícios e melhorar a eficiência operacional das equipes.
Além disso, um controle de qualidade eficiente contribui bastante no fortalecimento da reputação da empresa e oferece diversos outros benefícios, entre eles:
- Aumento da satisfação do cliente;
- Captação de consumidores e mais oportunidades de fidelidade à marca;
- Geração de competitividade;
- Maior abertura a processos de inovação e melhoria contínua;
- Crescimento sustentável no mercado.
Como fazer o controle de qualidade na sua empresa?
Para garantir que o controle de qualidade seja devidamente implementado e cumprido, de acordo com as normas e os padrões estabelecidos, é necessário contar com algumas ferramentas e metodologias. Confira, a seguir, alguns dos passos que devem ser seguidos para aplicar esse sistema no seu negócio.
1. Planeje os processos
A primeira etapa é planejar quais serão os fluxos de inspeção, manutenção e auditoria, além de estabelecer os padrões a serem cumpridos e os prazos de quando vão acontecer.
2. Defina um bom controle de entrada
Verifique todos os materiais e as matérias-primas que serão utilizadas, a fim de inspecioná-los e garantir que atendam aos padrões de qualidade definidos. Caso os componentes ou produtos sejam adquiridos por meio de fornecedores, também é recomendado seguir essa etapa para evitar possíveis problemas, falhas ou defeitos.
3. Estabeleça datas de acompanhamento
Uma parte essencial do processo de implementação do controle de qualidade é realizar acompanhamentos e monitoramentos constantes, com o objetivo de garantir que as etapas sejam executadas adequadamente, seguindo as especificações que foram previamente estabelecidas.
4. Determine o controle de saída
Após finalizar a produção, é necessário fazer os testes e inspeções para verificar se os produtos estão funcionando corretamente e se estão atendendo aos padrões e requisitos definidos anteriormente. Para verificar isso com mais facilidade, você pode utilizar ferramentas de checklists digitais e fixar indicadores de desempenho.
Confira, a seguir, como a plataforma Checkbits ajuda você a criar checklists online com praticidade para aumentar a qualidade dos processos internos na sua empresa.
5. Analise as não conformidades
Caso você verifique que há falhas, não conformidades ou outros problemas, é necessário aplicar ações corretivas e definir medidas de controle de qualidade para evitar que esses erros ocorram novamente. Algumas metodologias e ferramentas que podem ajudar nessa etapa são:
- Ciclo PDCA;
- Análise SWOT;
- Checklists digitais;
- Fluxogramas;
- Diagrama de Pareto;
- Diagrama de Ishikawa.
Leia mais: Ferramentas para automatizar processos
Ao implementar essas práticas e contar com a tecnologia, para automatizar os processos, rastrear os fluxos de trabalho e analisar dados em tempo real, é possível melhorar a qualidade dos processos internos e dos resultados da produção.
Veja o que é e como implementar o controle de qualidade industrial para garantir melhorias contínuas nos seus processos.