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Processos de inovação: quais são e como fazer na sua empresa?

Você já ouviu falar sobre processos de inovação nas organizações? Veja o que é, quais são os tipos existentes e como implementá-los.

Nos últimos anos, alguns termos ligados à tecnologia estão se destacando mais, como indústria 4.0 e internet das coisas, por exemplo, mas o que são os processos de inovação?

Inovar em modelos de negócios, serviços e produtos ou processos é necessário para gerar competitividade, oferecer melhores experiências aos clientes e atrair talentos no mercado. Cada transformação demanda tempo e dinheiro, mas pode impulsionar bastante o crescimento de uma empresa.

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre o que é um processo de inovação, quais são as etapas e qual a importância disso para o seu negócio. Confira!

Quatro colaboradores segurando uma lâmpada, um ícone de checklists agendados, um relógio, três engrenagens, um plano de ação, um gráfico de pizza e um e-mail com notificação ilustrando algumas características de processos de inovação.

O que é processo de inovação?

Um processo de inovação é um método de abertura para que novas transformações sejam implementadas em uma empresa, alinhando os objetivos, as necessidades e os propósitos da organização. Dessa forma, a inovação é um processo que visa melhorar a forma como as atividades são feitas para ter impactos positivos.

Os processos de inovação estão totalmente ligados à necessidade de administrar uma empresa por meio de novas ferramentas, investindo em tecnologia e implementando melhorias efetivas, com o auxílio de planejamentos estratégicos.

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Uma colaboradora apresentando aos colegas as vantagens de investir em processos de inovação.

Por que vale a pena investir em processos de inovação?

Muitas vezes, alguns empreendedores pensam que não é preciso mudar nada para vender mais ou atrair a atenção do público. Porém, por mais que sua empresa já esteja bem, implementar um processo de inovação no seu negócio pode gerar diversos benefícios, entre eles:

  • Otimização de tempo: ao implementar processos de inovação, as equipes da sua empresa conseguem ganhar mais tempo para testar e desenvolver novas ideias;
  • Redução de falhas e desperdícios: ao aplicar um processo na prática, é possível padronizar as atividades, identificar o que pode ser aprimorado e, com isso, reduzir gastos e evitar o retrabalho dos colaboradores;
  • Novidades nos produtos ou serviços: outro benefício é atrair a atenção dos clientes por meio de novidades e lançamentos, aumentando as chances de fidelização e captação da sua audiência;
  • Aumento da produtividade e do engajamento: seu time pode se sentir mais motivado a trabalhar e lidar com os novos desafios, ao conhecer formas diferentes de realizar as atividades da rotina, testando novas ideias e compartilhando mais aprendizados.

De acordo com uma pesquisa da CNI, 83% dos empreendedores já afirmaram que vão precisar de mais inovação para crescer no mercado. Então é válido entender quais etapas fazem parte de um processo de inovação para implementá-lo de forma adequada na sua empresa.

Confira também: Como utilizar checklists digitais para melhorar a qualidade dos processos internos da sua empresa.

No centro, um colaborador usando um notebook. Ao lado seis ícones ilustrando as etapas dos processos de inovação.

Quais são as 6 etapas dos processos de inovação?

Os processos de inovação podem impulsionar os resultados de um ou mais setores em uma empresa, envolvendo os colaboradores, as atividades e os próximos passos a serem tomados. 

Confira, a seguir, quais etapas fazem parte de um processo de inovação.

1. Desenvolvimento de pesquisas e novas ideias

A primeira etapa é abrir espaço para o novo, para a geração de novos pensamentos e ideias. Quais conceitos sua empresa deseja desenvolver? Como o seu negócio quer estar daqui a 5 ou 10 anos? É importante pensar de acordo com os objetivos e as necessidades atuais sem esquecer dos planos para o futuro.

Nesse momento, vale dividir os pensamentos ideais com mais pessoas para que outras ideias possam surgir. Lembre-se: as ideias não precisam ser totalmente inovadoras ou perfeitas nesse começo do processo, o importante é abrir essa oportunidade de aumentar a criatividade da equipe.

Você pode, inclusive, pensar em novos objetivos para produtos ou serviços que já são oferecidos pela sua empresa. A ideia não é inventar a roda, mas ver as coisas por novos ângulos para ir mais além.

Outro ponto importante que pode fazer parte dessa etapa é pesquisar as tendências do mercado, analisando as novidades e o que os concorrentes estão fazendo, para ampliar sua visão e apresentar um cenário mais aprofundado do que pode ser realizado aos colaboradores.

Saiba mais: Soluções inovadoras para superar os desafios logísticos que toda empresa enfrenta.

2. Análise e triagem das ideias

Depois de captar várias ideias, tendências e novas formas de ver as atividades e estratégias da empresa, é hora de avaliar tudo o que tem sido feito e planejado. Nesse momento, vale identificar quais ideias devem ser experimentadas, testadas e implementadas.

Na etapa de avaliar o que foi compartilhado, é importante pensar também no que vai envolver a implementação dessas ideias, como:

  • Custos de cada projeto;
  • Quantidade de colaboradores,
  • Tempo necessário para cada tarefa;
  • Investimento em ferramentas tecnológicas;
  • Fornecedores e parcerias para implementação do projeto.

3. Experimentação dos projetos

Depois do brainstorming e da avaliação das ideias, é hora de implementar o que foi pensado por meio de um protótipo com as principais características de cada projeto. Para isso, é fundamental contar com uma ferramenta de automação ou de checklists digitais, a fim de garantir o cumprimento de cada etapa com eficácia.

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4. Comercialização dos produtos ou serviços

É chegado o momento de entender como melhorar os produtos ou serviços testados para convencer o público de que essa novidade vai gerar vantagens para ele também. 

Essa etapa de comercialização deve envolver não apenas a implementação de melhorias e refinamentos, mas também a busca por fornecedores, materiais de qualidade e parceiros confiáveis.

5. Acompanhamento e melhoria contínua

O acompanhamento do processo de inovação é contínuo, a fim de garantir que as implementações continuem sendo aprimoradas. Isso deve ser feito por meio da definição de indicadores para monitorar os resultados de forma acertada. 

Quais são os objetivos de cada projeto? Ao entender qual é o retorno esperado por cada implementação, é mais fácil verificar o que deve ser melhorado. 

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6. Gestão dos processos de inovação

Além de acompanhar os resultados e o que pode ser melhorado sobre que foi realizado, é indicado analisar quais são os pontos fortes de cada projeto. Isso pode gerar mais insights e gerar eficiência aos projetos, combinando as melhores práticas do que já foi aplicado com as estratégias que trouxeram um retorno efetivo.

Ao implementar um processo de inovação no seu negócio, com a ajuda de ferramentas tecnológicas, é possível atualizar diversos serviços ou produtos e até a rotina de trabalho da sua equipe sem esquecer dos objetivos da organização nem da sua gestão. 

Veja quais são as principais tendências tecnológicas para impulsionar seu negócio e ficar à frente da concorrência neste ano.

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