You are currently viewing Porquê você deve fazer uma inspeção em checklists para limpeza de carro?
  • Reading time:7 mins read

Porquê você deve fazer uma inspeção em checklists para limpeza de carro?

Entenda porque o simples ato de fazer um checklists para limpeza de carro é de grande importância para o prestador. Ao receber um veículo em sua empresa para realizar um serviço, você será responsável por um bem material valioso de seu cliente. E dessa forma, será necessário ter cautela e mostrar profissionalismo.

Mas há vários motivos que podemos apontar para você fazer uma inspeção em checklists para limpeza de carro. Neste artigo vamos falar o que são estes checklists e como eles podem ser aplicados. Além disso vamos falar porquê estes checklists são tão importantes.

Você é prestador de serviço de limpeza de carro? Ou está pensando em abrir um negócio no ramo? Este artigo é pra você.

Tenha uma boa leitura!

Checklists para limpeza de carro: O que são?

A inspeção em checklists para limpeza de carro é um conjunto de tarefas e atividades que o usuário deve realizar para documentar as formas com que ele recebeu o veículo e o liberou após o serviço. Assim, podem ser usados como evidência e documento comprovante do serviço realizado.

Como já discutimos aqui em nossos artigos, os checklists são uma lista de tarefas e instruções com uma sequência bem definida.

E dessa forma são considerados um passo a passo padrão para qualquer atividade.

Assim, para qualquer tipo de serviço ele pode ser aplicado como instrução e roteiro de trabalho.

Logo, a pessoa que faz o checklist não irá esquecer de nenhum ponto importante e terá em mãos um documento valioso.

Dessa maneira, para o serviço de limpeza de carro não é diferente e se apresenta um papel importante para o prestador.

Porquê os checklists para limpeza de carro são importantes?

Como falamos anteriormente, preencher um checklist é uma tarefa guiada que pode ser documentada pelo usuário. E no caso da limpeza de carro ele exerce um papel fundamental no serviço. Primeiramente é que o carro é um bem material muito valorizado pelo ser humano.

Se você tem um carro certamente tem um grande cuidado com ele, não é mesmo? E os motivos são variados entre paixão, valor sentimental, artigo de luxo e suas caras manutenções.

Assim, faz com que qualquer um que vá tocar no carro de uma terceira pessoa, tenha um certo medo e cuidado. Logo há vários pontos que devem ser considerados por um prestador de serviços que trabalha com carros. Porque tem pessoas que só deixam os carros nas mãos daquele prestador de confiança, ou experiente.

Algumas pessoas preferem pagar mais pela segurança do bom serviço prestado (e isso é muito bom para os que trabalham com carros). Outras pessoas estão esperando um momento oportuno de querer levar vantagem sobre os despreparados!

Isso mesmo! Já pensou alguém deixar o carro na sua mão e jogar a culpa em você por um item estragado? E temos um salvador simples e objetivo: As inspeções em checklists para limpeza de carro!

Separamos 5 motivos para você criar o seu checklist de inspeção para o carro antes e depois da limpeza.

Organização

O primeiro ponto é você se organizar e se mostrar organizado para seu cliente. Ao documentar os seus serviços prestados, a situação do carro na entrada e na saída, você cria um documento sobre o seu trabalho.

E assim, qualquer dúvida que você ou o cliente tiver, será possível recorrer aos seus documentos armazenados. Evite o risco de ter que usar a cabeça e boa fé para provar o que você fez.

Credibilidade

O segundo ponto é passar credibilidade. Ao documentar suas ações e passo a passo do serviço, você demonstra que tem controle sobre os seus processos.

No ramo de alimentos, o padrão de qualidade é exigido em diversas situações e assim possui várias aprovações de órgãos regulamentados. E dessa forma, em busca da qualidade total é que você deve se basear. Não importa se sua empresa é “pequena”, você deve agir sempre como grande.

Assim, você terá mais clientes satisfeitos que vão te indicar nos próximos. E nas vendas a indicação é um dos maiores poderes! Ou seja, ter um simples checklist pode aumentar as suas vendas e assim suas receitas.

Padronização

Já falamos aqui em nosso blog sobre o Procedimento Operacional Padrão e suas vantagens.

E que entre elas, estão:

  • Redução da variabilidade dos resultados
  • Economia em custos de treinamento
  • Manter a qualidade dos produtos ou serviços
  • Aumentar a produtividade

Ter um processo padronizado é sinônimo de serviço de qualidade, organização empresarial e menores custos.

Registro documental

Além de ser um procedimento padrão, ele será um documento que você poderá registrar. Ao solicitar a assinatura do cliente e dos responsáveis você firma um acordo formal. E dessa forma, dentro das limitações, se torna um documento oficial do seu serviço.

Evidências

Além de tudo você pode gerar evidências sobre o objeto de trabalho em questão. Ao receber o veículo você deve fazer registros se há presença de avarias, e ainda anexar fotos que comprovem.

Ainda, você pode colocar todo o serviço que será feito e as partes que serão alteradas. Por fim, você também pode documentar a saída e fazer mais registros fotográficos.

Os dados do veículo, data e hora de entrada e saída, também são importantes para dar mais clareza sobre os eventos ocorridos. E para fechar deve solicitar a assinatura do cliente.

Com isso, você terá meios de comprovar tudo que foi feito, como o veículo entrou e saiu da sua empresa.  Logo, pode evitar maiores dores de cabeça com os clientes “espertinhos”.

E obviamente, também dar segurança ao cliente por documentar tudo que será feito em seu bem material valioso.

Faça uma inspeção antes da limpeza do carro

Ao tratar de veículos de posse de terceiros estamos falando de um bem material querido dos brasileiros. E são vários fatores, desde o sentimental até cuidados para evitar custos de manutenção.

Mas o fato é que ao receber um veículo em sua empresa para realizar o serviço você deve ter cuidado. Seja para se precaver dos “espertinhos” que podem querer jogar a culpa em você por algo.

Ou para dar mais segurança aos seus clientes.

E assim neste artigo buscamos explicar melhor o que são estes checklists para limpeza de carro. Também apresentamos alguns motivos do porquê eles são importantes, entre eles:

  • Organização
  • Credibilidade
  • Padronização
  • Registro Documental
  • Evidências

Logo, esperamos que tenha gostado deste artigo e que você possa indicar para aqueles que possam se interessar. Somos especialistas em checklists e caso queira falar com algum de nossos consultores, é só clicar aqui.

Agradecemos a sua atenção e até mais!

Deixe um comentário