You are currently viewing Inspeção de veículos: 12 itens que não podem faltar
  • Reading time:9 mins read

Inspeção de veículos: 12 itens que não podem faltar

A inspeção de veículos pode ser realizada em diversas situações que envolvam serviços prestados e esta inspeção tem o objetivo de registrar principalmente as condições nas quais o veículo se encontra. Seja ele para entrada ou saída, é um documento de registro muito importante.

Assim, vamos discutir aqui 12 itens que não podem faltar em uma inspeção de veículos. Neste artigo discutiremos sobre a importância da realização desta inspeção e também como ela deve ser armazenada e registrada.

Portanto, se você trabalha e precisa dar entrada ou saída de veículo, fique atento às nossas dicas.

Inspeção de veículos: Entenda sua importância

Você trabalha com algum serviço para carros, motos ou qualquer outro tipo de veículo? Seja ele um serviço prestado de reparo, modernização, limpeza, troca de chaves, ou até mesmo uma locação?

Então este texto é para você!

Ao receber um bem tão valioso para que sejam realizados algum tipo de serviço sobre o mesmo, é necessário ter cuidado. Primeiro, pois você está ali para realizar somente o serviço desejado e deve ter cuidado com qualquer “efeito colateral”. Segundo que quanto mais profissionalismo você mostrar, mais confiança você irá transmitir ao seu cliente.

Dessa forma, você irá fidelizar aquele cliente e também vai deixar que ele te indique aos seus conhecidos. Mas o que vai garantir que ao pegar o veículo você estará entregando conforme esperado sem surpresas para seu cliente?

Só há uma forma de você não sofrer na mão dos “espertinhos” ou daqueles que fazem as coisas de “má fé”. É criando um documento que comprove como você recebeu o veículo.

Assim, fazer uma inspeção no veículo é mais que um ato cauteloso, que mostra o seu profissionalismo.

Esta inspeção será transformada em um documento oficial para seu registro e armazenamento.

12 itens que não podem faltar em uma inspeção de veículo

Então, independente do seu tipo de serviço, é importante você documentar as condições do veículo. Pois em caso de alguma dúvida no futuro, você terá uma forma de comprovar como você o recebeu ou o entregou.

Assim, separamos 12 itens básicos que não podem faltar em inspeção de veículos. E você pode ajustar para o seu tipo de negócio, uma vez que podem ter mais ou menos itens. Vamos a nossa lista:

 

1. Dados do proprietário/cliente

O primeiro ponto é identificar quem é o dono do veículo ou o cliente que vai recebê-lo. Esta é uma forma de registrar a pessoa solicitante e também que vai auxiliar a dar validade ao seu documento. Dessa forma, pouco vai adiantar você ter uma inspeção impecável mas se não tem a identificação da pessoa. É só pensar em um contrato onde o primeiro item é a identificação do contratante e da contratada.

 

2. Modelo e placa do veículo

Ainda, este é mais um item de identificação, mas agora do objeto em questão. Logo, você precisa informar em seu documento, qual é o veículo no qual será realizado o serviço. Assim é importante colocar modelo do veículo como marca, descrição do modelo e ano.

Além disso, para dar mais confiabilidade à informação, adicione a placa do veículo. Neste momento, se possível, faça um registro de uma foto na qual possa ter a foto.

 

3. Horário de entrada e saída

Agora vamos a uma informação que gera evidências à sua causa. Informar o horário de entrada e saída do veículo é mais uma forma de fortalecer as informações do seu documento.

É como se fosse uma prova extra dos serviços prestados.

 

4. Condições Externas

O nosso quarto item já envolve as condições de recebimento ou liberação do veículo. Nele serão constatados se há alguma avaria pré-existente como o caso de arranhões, amassados, peças faltantes, entre outros.

Este ponto é importante para o cliente e o prestador de serviços, pois traz uma garantia de como o veículo estava antes do serviço.

 

5. Condições Internas

Idem ao ponto anterior, agora é hora de avaliar como o veículo se encontra internamente. Neste momento, a inspeção tem o objetivo também de gerar evidências quanto à condição prévia do veículo.

Neste caso vão ser analisados o estofado, condições do volante, marcha, som do carro, entre outros itens. Tanto para os itens 4 e 5 quanto mais específica for a inspeção é melhor.

Mas caso ache desnecessário uma análise tão rigorosa, aponte principalmente os itens do veículo que serão utilizados.

 

6. Fotos do Veículo

E para dar ainda mais confiança ao seu documento faça registro de evidências. Apesar de já ter apontado e escrito as avarias existentes, mostre também através de imagens. Porque apesar de você já ter mencionado o que são, você pode esquecer de escrever algo e nada melhor que mostrar o que realmente você está tentando falar.

 

7. Sinais luminosos

Pronto, já falamos da estrutura do veículo, mas ainda falta fazer alguns testes. Para iniciar é bom testar setas, faróis, luz de ré, luz de freio, entre outros sinais. E novamente, faça o registro caso tenha algum item não conforme.

 

8. Sinais sonoros

O mesmo vale para a buzina do carro ou outra forma de sinal sonoro que possa ter. Às vezes você estará tratando de um veículo com sirene ou som para ré. Portanto, é mais uma forma de garantir que sua inspeção será completa.

 

9. Teste de Freio

Em sequência vamos ao teste de uso do veículo, caso você julgue necessário. Este item é importante principalmente em caso de serviços de manutenção. Porém fazer o teste de freio será mais uma evidência gerada.

 

10. Teste de Uso

E no que depende de analisar o veículo, o último item básico seria o teste de uso. Este envolveria a condução do veículo para analisar se tem alguma não-conformidade.

Desta forma, a inspeção pode dizer se tem algum problema na direção, algum comando ou se algum equipamento está interferindo no bom funcionamento.

Às vezes estes dois últimos itens podem parecer um pouco exagerados para seu tipo de serviço. Mas com certeza lhe trará mais tranquilidade ao trabalhar naquele veículo.

 

11. Descrição do Serviço

Agora é hora de você descrever o que será feito para seu cliente. Neste item pode conter o detalhamento do serviço, preço e até prazo de entrega, caso seja necessário. Conforme mencionamos, este é um documento que você poderá entregar a seu cliente e armazenar para evidências.

 

12. Assinatura do cliente

Assim, como todo bom documento, você precisa do aval do contratante do serviço. Coletar a assinatura do cliente ao final do processo é a forma de oficializar que a sua inspeção é aprovada pelo mesmo. Dessa forma você irá fugir dos “espertinhos” que podem querer jogar a culpa de algo em você.

 

Inspeção de veículos: Um documento de evidências para o prestador

Se você é prestador de serviços e trabalha com veículos, este texto é para você! Durante o processo de serviços em veículos você trabalha com um bem muito valioso de sua empresa ou clientes. Assim é necessário ter muito cuidado ao receber ou dar saída no objeto em que o serviço será prestado.

Uma vez que há pessoas que podem ser mal intencionadas e acabam tentando tirar proveito da situação. Entre elas, acusar o prestador que seu serviço pode ter danificado algo a mais. Por isso, é importante você ter um documento de inspeção de veículos que irá trazer evidências dele. Assim falamos aqui dos principais benefícios de se fazer uma inspeção em veículos, tais como:

  • Demonstrar zelo com o veículo
  • Se apresentar de forma mais profissional
  • Fidelizar clientes e conseguir mais indicações
  • Documentar o serviço prestado
  • Criar evidência da situação do veículo antes de prestar o serviço

Além disso, separamos 12 itens muito importantes para você criar a sua inspeção de veículos. São elas:

  1. Dados do proprietário/cliente
  2. Modelo e placa do veículo
  3. Horário de entrada e saída
  4. Condições Externas
  5. Condições Internas
  6. Fotos do Veículo
  7. Sinais luminosos
  8. Sinais sonoros
  9. Teste de Freio
  10. Teste de Uso
  11. Descrição do serviço
  12. Assinatura do cliente

Esperamos que tenha entendido os benefícios de se realizar uma inspeção de veículos. E que tenhamos passado um conteúdo bacana para você!

Caso tenha gostado, pedimos que compartilhe com mais pessoas e em suas redes sociais! Assim, vamos conseguir atingir mais pessoas e passar esta informação adiante.

Obrigado e até mais!

Deixe um comentário