Veja quais são os setores que usam checklists e comprove a utilidade da ferramenta. Elas também têm potencial de alavancar a performance.
Os check lists digitais são muito versáteis. Diversos setores podem usá-los para uma série de processos ao mesmo tempo que melhoram seus resultados. Afinal, eles são bem mais do que ferramentas operacionais.
Nós, da Checkbits, vemos, na prática, toda a versatilidade e potencial dessa ferramenta. Neste artigo, vamos mostrar em que áreas, como nossos clientes usam os checklists e de que forma cada setor se beneficia.
Nada melhor do que exemplos e vantagens do dia a dia das empresas para demonstrar como seu negócio pode melhorar a performance com checklists. Então, acompanhe!

1. Área de segurança
Empresas de segurança ou do setor usam os checklists em nosso app para executar os processos na área com eficácia.
A ferramenta é bastante útil em vários momentos:
– Checklists de EPIs.
– Checklists de processos de segurança.
– Cumprimento de normas internas ou de órgãos regulamentares.
Em primeiro lugar, esses checklists ajudam a evitar acidentes, o que é fundamental em qualquer empresa. Em segundo, geram documentos que comprovam que as normas de segurança são seguidas.
Esses relatórios são muito bem-vindos em fiscalizações e eventuais processos judiciais. Também geram dados que ajudam a entender quais pontos precisam de mais atenção e a tomar decisões com mais embasamento.

2. Equipamentos e manutenção
Os check lists online também são aliados de processos que envolvem equipamentos. São usados principalmente em:
– Inspeções de equipamentos.
– Procedimentos de segurança.
– Padronização de uso.
– Checklists de todos os tipos de manutenção, seja preventiva, preditiva ou corretiva.
Além de comprovações que podem ser usadas em casos de fiscalização e juridicamente, os checklists de equipamentos geram históricos e com eles dados que colaboram para uma gestão mais eficiente. É possível realizar planejamentos melhores e tomar decisões baseadas em dados.

3. Área de qualidade
O setor de qualidade é uma das áreas com mais demanda por padronização. Por isso, vemos um uso intenso de checklists nesta área.
Os checklists mais comuns são para:
– Padronizações
– Processos que envolvem certificações, como ISOs.
Como ressalta nosso CEO, Leandro Rodrigues, tanto indústrias quanto o setor de serviços usam checklists relacionados à qualidade.
“Evita-se muitos problemas, como reclamações por parte dos clientes. Também é possível tornar-se referência e obter as certificações mais importantes do mercado”, afirma.

4. Área do varejo
O uso dos checklists também beneficia os varejistas. Os usos mais comuns nesta área, dentro do nosso sistema de checklists, são:
– Abertura e fechamento de loja
– Organização.
– Limpeza.
– Gestão de estoque.
– Inspeção de franquias.
Cada um desses checklists têm benefícios específicos, mas, de forma geral destacamos menos problemas no dia a dia, maior padronização e satisfação do cliente, já que o ambiente tende a ficar mais agradável e o atendimento mais eficiente.
Veja também: Transformação digital no varejo: dicas para crescer ao fazer a transição

5. Bares e restaurantes
Os checklists para bares e restaurantes estão entre os mais comuns do mercado e no nosso app. Além dos formulários utilizados em lojas – para abertura e fechamento, organização, limpeza e padronização de franquias – também há outros mais específicos para o setor.
– Checklists para cumprimento de normas da Anvisa e outros órgãos.
– Limpeza de banheiros.
– Checklist de controle de temperatura.
Adotar checklists que considerem as exigências sanitárias deixa o bar e restaurante pronto para fiscalizações. O de controle de temperatura evita perdas e transtornos com ingredientes danificados e o de limpeza de banheiros ajuda a ter uma atenção maior com essa área importante e com mais necessidade de higienização em bares e restaurantes.

6. Área logística
O setor logístico também usa bastante os nossos checklists. Nesta área, os usos principais em nosso app são:
– Inspeção de frotas
– Checklist de saída e chegada para verificar se os veículos não sofreram nenhuma avaria.
– Checklist de entrada e saída de materiais.
Os checklists de frotas ajudam as empresas a prolongar a vida útil dos veículos, além de evitarem problemas por falta de manutenção.
Veja também: Soluções inovadoras para superar os desafios logísticos que toda empresa enfrenta

7. Oficinas mecânicas e locadoras de veículos
Um uso de checklist bastante interessante em nosso app é por oficinas mecânicas e concessionárias de aluguel de veículos.
Elas usam os checklists nas seguintes situações:
– Checklists de entrada
– Checklist de saída
O primeiro check list acontece quando o veículo chega à oficina ou o cliente aluga o veículo. Ao final, obtém-se um documento que deve ser assinado pelo cliente.
Já o checklist de saída verifica como o veículo está no processo final, entrega para o cliente (caso das oficinas) ou para a concessionária de aluguel. Ambos conseguem evitar transtornos. As oficinas comprovam que prestaram o serviço, evitando reclamação posteriores. As locadoras evitam que um veículo seja entregue com avarias.

8. Setor de engenharia
Em uma área que tem como uma das principais características a precisão, os checklists também são muito usados. Pelos nossos clientes do setor, os usos mais comuns são:
– Fiscalização de obra
– Manutenção
– Checklists para paradas de manutenção
Esses check lists colaboram com o registro do trabalho realizado e o andamento das obras ou paradas de manutenção dentro do cronograma.
Teste nossos check lists digitais por uma semana
Os setores que usam checklists são um exemplo da multifuncionalidade da ferramenta. No entanto, o uso do recurso não se limita às oito áreas mostradas neste artigo. Em nosso app você consegue testar por sete dias gratuitamente e entender como se adapta ao seu negócio.

