Entender o que é automação industrial é fundamental para implementar processos de inovação e melhorias contínuas em sua empresa. Saiba mais!
A modernização nos processos das empresas tem se ampliado nos últimos anos, mas ainda há muitas dúvidas sobre o que é automação industrial e quais são as vantagens geradas para as marcas.
A automação industrial reúne diversas tecnologias e práticas, faz parte da transformação digital e busca otimizar o trabalho da equipe nas indústrias, gerando melhorias para a gestão e o negócio como um todo.
Neste conteúdo você vai entender qual é a função da automação industrial, o que é, como funciona, para que serve e qual é a sua proposta de valor para as organizações. Confira!
O que é automação industrial?
A automação industrial é um conjunto de práticas e tendências tecnológicas com o objetivo de otimizar as operações, ter mais controle sobre os equipamentos e melhorar os resultados da rotina de trabalho.
Por meio de sistemas, softwares e outras tecnologias, é possível automatizar os processos industriais, gerando mais competitividade e rentabilidade para as empresas.
De acordo com a pesquisa Sondagem sobre Transformação Digital nas Empresas, mais de 24% das organizações relataram já ter aumentado os investimentos em digitalização de processos na rotina de trabalho, e esses processos tendem a ser ainda mais ampliados nos próximos anos.
Para que serve a automação industrial?
Os principais objetivos da automação industrial envolvem a otimização da produção de mercadorias e redução de custos operacionais, além de:
- Aumentar a segurança dos colaboradores e equipamentos;
- Reduzir acidentes, falhas e prejuízos;
- Melhorar a rotina e o clima organizacional;
- Otimizar os períodos de manutenção preventiva;
- Aumentar a qualidade e disponibilidade das mercadorias;
- Realizar a troca de dados e integrar sistemas de vários setores;
- Conduzir os processos de forma padronizada e com mais foco.
Quais são as áreas da automação na indústria?
A automação industrial pode atuar e oferecer vantagens em diversos segmentos, com o propósito de gerar melhorias contínuas na fabricação de produtos. Alguns exemplos de onde a automação pode ser implementada são:
Energia
O segmento energético pode utilizar a automação para facilitar a economia, as práticas sustentáveis e a distribuição de fontes energéticas renováveis.
Veículos
O setor automobilístico pode contar com mais segurança, eficácia e qualidade ao utilizar sensores e ferramentas integradas.
Logística
Por meio de sistemas de automação industrial, é mais fácil coletar dados, fazer um bom controle de estoque, analisar relatórios e diminuir custos na rotina.
Alimentação
O segmento alimentício também se torna mais eficaz com softwares de automação, visto que estes podem contribuir na padronização de processos e no controle de qualidade, além de facilitar a conservação e a embalagem dos produtos.
Frota
O controle de veículos, estacionamentos e fábricas, ao contar com a digitalização, consegue aumentar a produtividade da equipe e o monitoramento da frota.
Química
As indústrias químicas conseguem ter um controle mais efetivo das misturas, dos produtos e dos processos internos com tecnologias 4.0.
Você também pode gostar: Como utilizar checklists digitais para melhorar a qualidade dos processos internos da sua empresa
Qual é a importância da automação para a sua indústria?
A automação industrial é fundamental para empresas que desejam reduzir o tempo de fabricação de mercadorias, garantir um atendimento mais ágil para atender às demandas do mercado, gerar mais competitividade e obter uma maior precisão nos processos internos, adquirindo aumento da qualidade e da segurança.
Então, além da importância que a automação apresenta para a gestão e o desempenho das atividades operacionais de cada empresa, os colaboradores também podem sair ganhando, visto que contar com tecnologias contribui para a redução do cansaço, do retrabalho e de acidentes.
Segundo informações da Transparency Market Research, a expectativa é que a valorização do mercado de automação continue evoluindo e ultrapasse US$350 bilhões até o final de 2024.
E, dados apresentados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostram que as empresas com tecnologia de indústria 4.0, lucraram mais no período e, ainda, fidelizaram e captaram colaboradores.
Além disso, de acordo com a pesquisa Fortune Business Insights, o mercado mundial de automação na indústria deve alcançar US$395,09 bilhões até 2029, impulsionando bastante o uso das tecnologias no setor industrial.
Saiba mais: Transformação digital nas empresas: checklists digitais são bom começo
Quais são os 6 pilares da automação nas indústrias?
Assim como algumas metodologias e tecnologias apresentam pilares essenciais, a automação se baseia em 6 que também fazem parte da indústria 4.0, que são:
- Virtualização: envolve a criação dos modelos digitais para testar possíveis cenários antes de suas implementações e integrar as tecnologias com o mundo real;
- Descentralização: esse pilar se refere ao processo dos sistemas automatizados fazer decisões inteligentes e se adaptar a mudanças com eficiência;
- Interoperabilidade: possibilita a integração entre os sistemas utilizados, facilitando o armazenamento e compartilhamento de informações;
- Dados em tempo real: permite que os dados sejam analisados por sistemas de inteligência artificial e big data, contribuindo para tomada de decisões mais estratégicas e acertadas;
- Modularidade: possibilidade de oferecer mais flexibilidade e personalização aos sistemas, o que ajuda a atender às demandas e necessidades dos clientes;
- Orientação a serviço: capacidade de oferecer interfaces padronizadas para monitorar a produção de acordo com o que é preciso em cada setor.
Agora que você já sabe mais sobre o que é automação industrial e para que serve, quais são seus planos para utilizar as tecnologias da indústria 4.0 na sua empresa? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a se aprofundar mais nesse assunto e pensar suas próximas estratégias!
Confira o que é e como implementar controle de qualidade industrial.