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Layout de loja: 6 dicas para fazer e aumentar as vendas

Já ouviu falar sobre layout de loja? O nome pode confundir algumas pessoas, mas todo espaço comercial possui um. Tomar consciência de como deve ser, no entanto, planejá-lo, irá colaborar com a resolução de problemas que são uma pedra no sapato do varejista, incluindo vendas baixas. 

Neste artigo, você encontrará explicações simples sobre o conceito e dicas que pode começar a aplicar sem grandes investimentos. Fique até o final e descubra!

imagem com diversos layouts de loja

O que é layout de loja?

Layout de loja é a forma como o local é organizado. Qualquer espaço tem um, pensado ou não. Pode ajudar a vender mais e atrair pessoas ou o contrário, se for ruim. Ou seja, o layout de uma loja deve ser realizado de maneira estratégica para favorecer os resultados comerciais. Aliás, quando torna-se uma ferramenta, uma boa organização contribui com a resolução de diversos problemas comuns dos lojistas.

ilustração da parte interna de uma loja de roupa e sapato

Problemas que um bom layout ajuda a resolver

Produtividade

Sabia que a falta de organização pode custar 6 horas de trabalho semanais? Uma pesquisa da Express Employment Professionals comprovou essa grande perda. Dessa forma, em um mês, um dia é desperdiçado devido à desorganização. 

Então, se falta tempo para realizar tudo que é necessário em seu comércio, talvez a solução não seja contratar mais pessoas e sim trabalhar melhor, de forma mais estratégica. Isso inclui pensar melhor no layout da loja.

Se ainda parece confuso para você, basta pensar na rotina varejista. Gestão do estoque, bom atendimento e até mesmo clareza mental são favorecidos quando tudo tem seu lugar e segue uma lógica, não é mesmo?  

Movimento nas lojas 

Comércios tradicionais só fazem sentido se tiverem “bom movimento”, um desafio cada vez maior diante do avanço do e-commerce. Segundo a The Global Payments Report 2022, o avanço das lojas on-line será de 18% ao ano até 2025. Mas um estudo da Shopper Story 2022, mostrou que as lojas físicas têm seu lugar. 48% das pessoas visitam estabelecimentos varejistas para conferir as novidades e tendências. 

Esse é um dos motivos pelos quais o layout merece atenção. A concorrência não está só nos corredores e na rua mais, e sim no celular, na palma da mão do consumidor. Para garantir que o consumidor entre na loja, é preciso caprichar.

O layout ajuda a atrair clientes porque uma loja com espaços planejados favorece a visualização dos produtos. Um lugar mais organizado também ganha pontos em relação a um caótico.

Quando o layout é associado ao visual merchandising (técnica visual), os resultados são ainda melhores. Isso porque as técnicas para despertar a curiosidade e desejo do consumidor são usadas desde a vitrine até o estoque.

Destaque frente à concorrência

É preciso ser mais atrativo que as lojas próximas. Em um shopping, galerias e centros de comércio popular, usar o layout para estar à frente da concorrência é ainda mais importante.

Ter um bom layout também favorece as compras de impulso, já que o cliente é atraído pelo visual. A organização não diz respeito à estética, no entanto, é primordial para a parte visual se destacar. Caso contrário, o que é chamativo visualmente perde-se em uma má organização do local. 

Vendas 

Mesmo quando um cliente vai à loja ele só pode estar “dando uma olhadinha”, como revelou o Shopper Story 2022. Esse é um hábito de 70% dos consumidores. Ou seja, além do movimento na loja, fazer o cliente comprar no local também é um desafio. Para comprar, é preciso uma experiência de excelência.

Um bom layout torna mais agradável estar na loja, favorece o trabalho da equipe, proporcionando um atendimento mais ágil. Assim, a conversão nos pontos presenciais também são influenciados, bem como o tempo de permanência no local. 

Ilustração de varias partes de uma loja se encaixando

6 dicas para montar o layout da loja  

 

1. Vitrines

Elas são o cartão de visitas das lojas. Vão chamar a atenção dos consumidores se, além de bonitas, estiverem com um layout que destaque os elementos visuais. Muito mais do que a estética, uma boa vitrine é aquela alinhada ao restante da organização e estilo do estabelecimento comercial.

O visual e o layout jamais devem ser pensados de forma isolada, precisam favorecerem-se. Caso contrário, o cliente ficará confuso quando entrar no espaço, não vai entender a loja como algo único.

Essa impressão pode não ser verbalizada e, na maioria das vezes, nem percebida de forma consciente pelo cliente. No entanto, traz efeitos indesejáveis para o varejista, como dificuldade de consolidar a imagem da empresa, além de pouco tempo de permanência na loja, e, em consequência, menos vendas.

2. Observe a entrada da loja

A entrada da loja favorece a circulação? Além de uma vitrine de encher os olhos e bem organizada, facilitar o trânsito no espaço é essencial para aumentar o movimento e todos os outros indicadores.

O lojista também deve ter a atenção de deixá-la exclusivamente para passagem dos consumidores. Disponibilizar outras entradas, sempre que possível, para entregas de mercadorias e demais insumos para funcionamento da loja é indicado.

3. Distribuição de mercadorias, prateleiras e gôndolas 

Já notou como os supermercados grandes parecem distribuir os produtos, além de organizar as prateleiras e gôndolas de maneira estratégica para comprarmos mais? Há uma sequência lógica para encontrarmos as mercadorias por setor e comprar produtos que não estavam na lista, como guloseimas próximas ao caixa. Também favorecem a circulação, o que, indiretamente, contribui com vendas maiores. 

Essa estratégia pode ser aplicada a qualquer segmento, basta analisar particularidades da área em que você atua. Além da circulação, pense em quais produtos despertam o desejo do público para estarem em locais que os farão pensar se devem colocá-los na sacola.

4. Acesso ao estoque

Uma reposição de mercadorias ágil e controle de estoque eficiente são muito favorecidos por um bom layout da loja. Facilita chegar ao local rapidamente se tudo é organizado da forma mais clara possível. Dessa forma, evita-se que falte algum produto e agiliza o atendimento quando um consumidor precisar que o atendente busque no estoque.

Esse é o calcanhar de aquiles de vários lojistas, então, é bastante benéfico para o lojista e também para o cliente. 

5. Provadores (para lojas de roupa e calçados)

O layout do provador pode ser decisivo para o cliente levar ou não a mercadoria. É possível que a localização favoreça a iluminação e esteja em um ponto onde o consumidor é exposto a outras peças que possam despertar uma demanda ainda não percebida por ele. Outra vantagem é a organização do fluxo, de forma que todos usem o provador tranquilamente.

6. Caixas 

Se seu layout é bom, o cliente chegará ao caixa. Coroe a experiência deixando-os em um local que não comprometa a circulação e, dependendo do segmento, coloque produtos fáceis de comprar antes do consumidor chegar ao atendente. Enquanto supermercados investem em chocolates e outros doces nesses lugares, lojas de moda podem colocar acessórios como brincos, por exemplo. 

Um bom layout ajuda a aumentar o ticket médio e ainda torna o atendimento fluido. 

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