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Inspeção sanitária em supermercado: como o app Checkbits pode te ajudar

Ser aprovado na inspeção sanitária é pré-requisito para funcionamento da empresa, mas seguir as diretrizes também deve ser encarado como pré-requisito para excelência.

Se você está no segmento supermercadista, encara rotinas que atendem a normas dos órgãos competentes. Além de diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), outros órgãos podem ter regras para sua equipe seguir. Garantir que sejam cumpridas é fundamental para evitar multas, outras sanções e, principalmente, garantir a segurança alimentar dos clientes. 

No entanto, embora muito importantes, organizar todo processo para cumprimento das normas não é tão simples. Neste texto, te mostramos algumas práticas e como o app Checkbits pode te ajudar. 

Veja!

Agente sanitária realizando inspeção em supermercado

Como é a inspeção sanitária para supermercados

 

A inspeção sanitária em supermercados tem como objetivo aumentar a segurança dos alimentos. Por isso, é realizada com frequência por órgãos como Vigilância Sanitária e Anvisa. Podem ocorrer como parte da rotina ou mediante uma denúncia por possíveis irregularidades. Em ambas situações, o supermercadista não tem com o que se preocupar se já cumprir as regras. 

As diretrizes estão presentes na legislação nacional, com resoluções da Anvisa, mas podem ter normas adicionais de cada localidade determinadas, por exemplo, pela Vigilância Sanitária. Dessa forma, é fundamental estudar as regras nacionais, estaduais e municipais para adequar-se ao que é solicitado. Além de evitar multas e outras punições, elas aumentam a excelência nos supermercados, não devem ser vistas como meras burocracias. 

Independente das diretrizes dos órgãos competentes, as regras pedem o básico. Todas as normas giram em torno de: 

  • Ambientes com boa higienização, tanto do espaço quanto dos trabalhadores, 
  • Manter alimentos bem armazenados, sem contaminação e dentro do prazo de validade.
Selo da resolução RDC 216 da Anvisa e os alimentos que enquadram na resolução

RDC 216: diretrizes e práticas recomendadas

A Resolução 216 (RDC 216), da Anvisa, de 2004, traz o regulamento e boas práticas para estabelecimentos alimentícios no Brasil. Conforme definido na RDC:

Aplica-se aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.

É especialmente importante para supermercados porque além de expor e comercializar alimentos, essas empresas têm agregado padarias, confeitarias, lanchonetes e até restaurantes no espaço. Assim, mais do que regras para o armazenamento dos produtos de um supermercado, deve-se observar as diretrizes para esses outros espaços, caso a empresa possua. 

Na RDC, ainda há especificações que enquadram quaisquer supermercados, pois sua aplicação abrange:

2.1 Alimentos preparados: são alimentos manipulados e preparados em serviços de alimentação, expostos à venda embalados ou não, subdividindo-se em três categorias:

a) Alimentos cozidos, mantidos quentes e expostos ao consumo;

b) Alimentos cozidos, mantidos refrigerados, congelados ou à temperatura ambiente, que necessitam ou não de aquecimento antes do consumo;

c) Alimentos crus, mantidos refrigerados ou à temperatura ambiente, expostos ao consumo.

Ou seja, se o supermercado vende produtos congelados, já deve seguir as diretrizes. 

Principais recomendações da RDC 216 

A RDC da Anvisa, para empresas alimentícias, traz especificações sobre:

  • Anti-sepsia. 
  • Boas práticas para garantir qualidade higiênico sanitária. 
  • Procedimentos para evitar contaminantes químicos ou físicos nos alimentos. 
  • Controle de vetores e pragas. 
  • Limpeza e desinfecção do ambiente. 
  • Manipulação de alimentos direta ou indireta segundo boas práticas de higiene. 
  • Manual de boas práticas. 
  • Ter documentado o Procedimento Operacional Padrão (POC).
Faxineira realizando os processos estabelecidos no POP

POP: pré-requisito da Anvisa

A RDC 216 da Anvisa traz como uma das recomendações ter um Procedimento Operacional Padrão (POP). Trata-se, como o nome indica, de um documento com os processos para os responsáveis, de forma completa, mas objetiva. 

De acordo com a RDC:

4.11.2 Os POP devem conter as instruções sequenciais das operações e a frequência de execução, especificando o nome, o cargo e ou a função dos responsáveis pelas atividades. Devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável do estabelecimento.

4.11.3 Os registros devem ser mantidos por período mínimo de 30 (trinta) dias contados a partir da data de preparação dos alimentos.

4.11.4 Os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados relacionados aos seguintes itens:

a) Higienização de instalações, equipamentos e móveis;
b) Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
c) Higienização do reservatório;
d) Higiene e saúde dos manipuladores.

Na Checkbits, preparamos uma planilha com modelos de POP para você, grátis, baixe!

Gestora de supermercado usando o Checkbits como auxilio para inspeção de supermercado

Como o app Checkbits ajuda supermercados nas inspeções

O app Checkbits traz checklists digitais para empresas de diversos segmentos. É muito utilizado por supermercados, pois a realização das atividades em não conformidade com as regras gera consequências. A nossa solução também traz diversas vantagens para quem deseja excelência, muito mais do que só estar em dia com a legislação. 

Aumento de cumprimento dos pré-requisitos

Como vimos na RDC 216, há diversas obrigatoriedades para os supermercados. Dessa forma, deve-se ficar atento a eles. Muitas vezes, as diretrizes implicam em rotinas e tarefas que devem ser cumpridas de acordo com a legislação e regras do seu estabelecimento. Os checklists digitais são excelentes para isso, pois trarão itens que serão visualizados todas as vezes que os responsáveis forem realizar as tarefas. 

Em cada item do checklist, o gestor ainda pode deixar instruções claras de como realizar o procedimento, o que, ainda, aumenta a qualidade da entrega.  

Visão 360 para gestores

A ferramenta possibilita que os gestores acompanhem, mesmo à distância, a execução dos procedimentos. Dessa forma, conseguem entender se as tarefas estão em dia, em atraso, se há problemas a serem resolvidos. O Checkbits ainda gera relatórios de forma automatizada com dados que auxiliam na tomada de decisão, análise do negócio e muito mais. 

Padronização dos processos

As normas sanitárias e o caminho da excelência para supermercados requerem que os processos sejam padronizados. Afinal, a padronização significa consistência na realização de cada procedimento, que tudo seja feito de acordo com os pré-requisitos definidos pela empresa que deve considerar o que os órgãos competentes pedem. 

Isso sem falar nas vantagens para o negócio: 

  • Produtividade. 
  • Menos custos. 
  • Facilidade de treinamento. 
  • Maior assertividade. 
  • Organização. 
  • Mais assertividade. 

Quando os itens do POP, solicitados pela Anvisa, estão nos checklists digitais, você assegura que as exigências sejam cumpridas. 

Conscientização

Além de usar os recursos, treine seus funcionários e conscientize-os da importância de cumprir as diretrizes não só para ficar em dia com a legislação, mas para proporcionar bem-estar aos clientes do supermercado.

Teste o Checkbits grátis

O app Checkbits está disponível para testes por 7 dias grátis. Assim, você pode ver, na prática, como usar a ferramenta para cumprir as normas das inspeções sanitárias e diretrizes do seu supermercado para garantir excelência no mercado. 

Clique aqui e veja: https://checkbits.com.br/cadastre-se/ 

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