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Gestão de supermercados: saiba o que não pode faltar para o sucesso

Expandir, reduzir custos e aumentar o faturamento são alguns dos principais objetivos de todo empreendedor. No setor varejista, eles podem ser alcançados com uma eficiente gestão de supermercados. Saiba mais!

Todo gestor ou dono de supermercado sabe da dificuldade que é alinhar todos os processos no dia a dia. O alto volume de produtos, aliado à alta rotatividade, torna a gestão um desafio diário. Isso sem falar na negociação contínua com fornecedores que, na maior parte das vezes, é feita de acordo com as especificidades e preferências dos consumidores.

São esses detalhes que tornam esse tipo de negócio um dos que mais dependem de uma administração eficiente, capaz de converter todos os esforços em bons resultados para a empresa.  E, quando o assunto é gestão de supermercados, é importante pensar em estratégias que contemplem os processos e operações dos negócios.

Neste artigo, mostraremos os principais indicadores de um bom gerenciamento em estabelecimentos do setor varejista, além de dar dicas de como fazê-lo de maneira eficiente. Acompanhe!

Equipe de supermercado que realizam a gestão

O que é gestão de supermercados?

A gestão de supermercados se refere às ações traçadas para administrar esse tipo de negócio, visando o aumento de vendas, redução de custos, desenvolvimento de pessoas e demais objetivos que levem ao sucesso do negócio.

Para isso, é importante que o gestor responsável pela parte administrativa da empresa se inteire sobre as novas tecnologias e ferramentas orientadas para obter os melhores resultados no que se refere ao tempo, dinheiro e mão-de-obra.

O gerenciamento de negócios do setor varejista pode atuar em diversas linhas, como:

  • Coordenação da equipe.
  • Formação e gestão de preços.
  • Responsabilidade social.
  • Organização de estoque.
  • Organização das seções.
  • Sistema de rótulos.

Assim, é possível dizer que a gestão de supermercados envolve uma série de atividades em diferentes áreas, que visam otimizar o funcionamento da empresa.

Funcionários realizando a gestão das mercadorias

Benefícios da gestão de supermercados

Quando realizada de forma adequada, a gestão de supermercados pode proporcionar benefícios aos negócios que vão muito além da redução das despesas e aumento de faturamento. Abaixo, listamos outras vantagens de um bom gerenciamento:

  • Melhoria nas práticas dos processos internos.
  • Assertividade nas atividades e diminuição de erros.
  • Aumento da produtividade.
  • Melhor controle de estoque.
  • Agilidade na execução de alguns procedimentos.

Principais desafios do gerenciamento no setor varejista

Para gerir um supermercado, é preciso dividir a atenção entre:

  • Gerenciamento de fornecedores.
  • Desenvolvimento da equipe.
  • Lucratividade.
  • Relacionamento com os clientes.

Apesar de serem diferentes frentes que requerem administração, o elo entre todas elas são os processos que, diariamente, estabelecem as rotinas no varejo. Assim, quanto mais organizadas estiverem, melhor será o fluxo de trabalho no dia a dia, e maior será o tempo dedicado à visão e planejamento estratégico do negócio.

O desafio da gestão é justamente este: equilibrar todos os “pratos” simultaneamente.

Gestor de supermercado fazendo analises

Indicadores para melhorar o gerenciamento em supermercados

A gestão de supermercados é uma das mais complexas do varejo, devido a toda operação que envolve uma loja desse segmento. Justamente por essa dificuldade, muitos empreendedores não conseguem identificar as carências do negócio no que se refere ao gerenciamento. 

Nesses casos, há algumas métricas que podem ser analisadas para saber se e quais fatores devem ser melhorados no mercado.

Análise de rentabilidade

Para que uma organização se mantenha saudável a longo prazo, é esperado que ela não tenha prejuízos. Mas, para isso, é importante saber como se planejar.

A análise de rentabilidade vem como uma ação necessária que, além de verificar a situação financeira do negócio e o seu lucro, auxilia na tomada de decisões essenciais para atingir os resultados esperados e no gerenciamento do supermercado.

Cupons de venda

Qual indicador pode ser mais relevante do que medir as vendas do mercado? Afinal, o objetivo de toda empresa é vender seus produtos.

Nesse caso, os cupons podem dar uma visão geral da loja e serem uma boa fonte de informação, principalmente das que se referem à saída dos itens do estabelecimento. Assim, com esses dados, fica mais fácil elaborar estratégias para aumentar as vendas e gerenciar melhor o negócio.

Ticket médio

Tão importante quanto analisar as vendas da loja, é controlar as métricas referentes ao ticket médio, o valor médio que cada cliente compra. 

O crescimento do ticket médio de uma loja tem uma relação direta com a sua capacidade de reter e fidelizar clientes. Isso acontece porque os consumidores fidelizados tendem a gastar mais nos locais em que já estão habituados a comprar.

Estratégias que visam aumentar o ticket médio de uma empresa tem como principal alvo os clientes que já fazem as compras na loja. Por esse motivo, dependem de um investimento mais baixo em relação a ações que buscam atrair novos consumidores.

Assim, com essa análise, é possível identificar as carências do setor comercial e de marketing, bem como acompanhar os períodos em que o consumo por cliente diminuiu para implementar novas ações para aumentar a saída de produtos nessa época.

Clientes fazendo compras em supermercado

Como fazer a gestão de um supermercado

Como mostramos até agora, uma boa gestão é aquela que envolve as diferentes áreas do negócio: do desenvolvimento de pessoas à gestão financeira, da organização do local onde os produtos ficam armazenados ao atendimento e relacionamento com o consumidor.

Assim, esse é um processo que deve passar por todos os departamentos da empresa, a fim de promover melhorias contínuas e a integração entre os setores. 

O uso de tecnologias para o gerenciamento também é essencial, uma vez que, a depender da ferramenta usada, elas permitem a otimização de fluxos de trabalho, o agrupamento de informações importantes, além do reconhecimento e análise mais ampliada dos concorrentes, por exemplo.

5 pontos essenciais para uma gestão de supermercados eficiente

1. Controle eficiente do estoque

Se já é ruim faltar produto em suas prateleiras, pior ainda é não ter em estoque. Saber como gerenciar um supermercado é entender que o estoque é parte vital de seu negócio.

Assim, é essencial saber o que entra, o que sai e o quais itens tem disponível. Com uma boa gestão de estoque, é possível controlar compras com fornecedores, realizar ações para não deixar os produtos encalharem e entender mais das compras do seu público.

2. Experiência do cliente

Assim como em qualquer negócio, os supermercados também devem se preocupar com a experiência dos consumidores e tornar o momento de compras agradável.

Para isso, é preciso conhecer o público, entender suas necessidades, preferências e desejos e, a partir daí, buscar melhorar as interações entre a empresa e o cliente. Uma dica é oferecer promoções e mostrá-lo que ele é importante mesmo quando ele não está comprando. Isso gera uma aproximação e até uma fidelização do consumidor.

3. Marketing

Quando falamos em supermercados, muitas vezes o marketing fica esquecido. Alguns empreendedores ainda têm receio de investir nesse setor.

Porém, isso pode não ser tão interessante para o negócio, uma vez que muitas empresas, incluindo as do setor varejista, investem em estratégias de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias para se destacar no mercado tão competitivo quanto esse.

Assim, o ideal é reservar parte do orçamento, mesmo que pequena, para apostar em comunicação e marketing. Dessa forma, consolidar a marca fica ainda mais fácil.

4. Capacitação da equipe

Independente do nicho em que a empresa está inserida, ter pessoas capacitadas que trabalham nela faz toda a diferença. Em um supermercado isso não é diferente, sejam as pessoas que têm contato com o público ou aquelas que fazem o negócio funcionar sem serem vistas.

Dessa forma, os gestores podem oferecer treinamentos para ajudar na capacitação dos novos e experientes colaboradores, de modo que eles tenham um bom conhecimento sobre os produtos comercializados no supermercado, saiba como agir em meio aos problemas e como atender os clientes de maneira adequada.

5. Tecnologia

Entender como gerenciar um supermercado está associado com a escolha de boas ferramentas para facilitar, otimizar e automatizar o trabalho. Por isso, contar com a tecnologia é essencial. 

Softwares de gestão de estoque e automação de processos são boas alternativas, além de checklists digitais que ajudam no controle e gestão de tarefas. O aplicativo Checkbits, por exemplo, permite o agendamento de tarefas, a vinculação de formulários, elaboração de planos de ação e muitas outras funções que facilitam a rotina do gestor e dos colaboradores.

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