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Gestão de entregas: 6 dicas para melhorar a logística

A boa gestão de entregas é um dos setores com maior impacto positivo na lucratividade e satisfação do cliente. Descubra como realizá-la!

Logística é um diferencial e, ao mesmo tempo, um dos pontos mais desafiadores para os negócios. Ela impacta diretamente os resultados das empresas, pois envolve aspectos muito valorizados pelos clientes: tempo de entrega e valor do frete.

Também pode significar alto custo e problemas operacionais quando não é realizada uma boa gestão de entregas. Além de comprometer questões financeiras, pode causar desgaste para os colaboradores e impactar a imagem da empresa no mercado.

Para que seu negócio não sofra com os pontos negativos, neste texto vamos mostrar como realizar uma gestão de entregas bem-sucedida.

Fique com a gente e termine a leitura com dicas valiosas para melhorar seus resultados!

Ilustração de um aplicativo de gestão de entregas, com um veículo de entregas no fundo.

Importância da gestão de entregas

Ter um olhar voltado para a logística e, mais especificamente, com as entregas, afeta pontos essenciais para um negócio de sucesso. 

Aumento do índice de satisfação

Realizar a gestão de entregas tende a tornar a logística mais rápida e livre de erros, com uma boa experiência para o consumidor. Essas são duas características-chave para ser bem avaliado pelos clientes, especialmente a entrega rápida.

Sabemos o quanto é desafiador, mas o produto chegar rápido é o ponto mais importante para brasileiros, segundo uma pesquisa da Capterra. Para 49% dos entrevistados, a rapidez fica na frente até mesmo do valor do frete, segundo colocado na ordem de importância, com 33%.

Essa é uma das maiores vantagens de uma gestão de entregas de excelência. Afinal, a satisfação do cliente garante boa publicidade no boca a boca e pode melhorar as taxas de fidelização. 

Redução de custos 

Em tempos de alta competitividade e inflação mundial, conseguir reduzir os custos é fundamental para a saúde financeira dos negócios. Uma gestão de entregas eficaz significa estudar os melhores parceiros de logística ou como otimizar esse departamento da sua empresa, caso seja próprio. 

Gerenciar bem as entregas também reduz custos para o cliente. É possível conceder frete, por exemplo, com valor menor, pois torna-se possível conceder mais vantagens sem diminuir a margem de lucro. Como a já citada pesquisa da Capterra mostrou, o valor da entrega é o segundo fator mais importante para o brasileiro no momento de comprar. 

Eficiência operacional

Importante lembrar que a entrega começa assim que o cliente fechou a compra, com a expedição, emissão de notas fiscais e outros trâmites. Por isso, antes do produto sair para a entrega, esses pontos precisam funcionar bem para sua empresa obter o máximo de benefícios da gestão de entregas

Por isso, quem faz esse trabalho analisa o processo de cada ponto. O resultado é uma eficiência operacional maior, com menos erros, maior rapidez e custos reduzidos.  

Competitividade

Uma empresa com frete menor, rapidez na entrega e que proporciona uma boa experiência logística tem boas características para conquistar uma boa parcela do mercado. Os custos reduzidos com a gestão completam os porquês de se melhorar a competitividade frente aos concorrentes. 

Por isso, realizar a gestão de entrega é fundamental, é um ganha-ganha, clientes e gestores obtêm benefícios com o processo. 

Ilustração de colaboradores de logística carregando o caminhão e realizando a entrega para o cliente final

Dicas para melhorar gestão de entregas

Ao analisar os benefícios significativos da gestão de entregas, fica claro o quanto é fundamental investir. Abaixo, mostramos táticas que ajudam muito a melhorar a logística. 

1. Utilize um sistema de rastreamento e monitoramento

Implemente um sistema de rastreamento e monitoramento em tempo real para acompanhar todas as etapas do processo de entrega. Isso ajudará a identificar possíveis atrasos, garantir a transparência das informações e fornecer uma melhor experiência para o cliente.

2. Realize um planejamento eficiente de rotas

Otimize o planejamento das rotas de entrega para minimizar o tempo e a distância percorrida pelos veículos. Utilize ferramentas de roteirização para identificar as melhores opções com base em fatores como tráfego, distância e prioridades de entrega.

3. Invista em tecnologia de automação

Utilize tecnologias de automação, como sistemas de gerenciamento de armazém e sistemas de gestão de transporte para facilitar o controle e a organização das entregas. Isso ajudará a evitar erros, reduzir o tempo de processamento e melhorar a eficiência geral.

4. Estabeleça parcerias estratégicas

Trabalhe em parceria com fornecedores de transporte confiáveis e eficientes. Escolha parceiros que possuam uma boa reputação, cumpram prazos e ofereçam um serviço de qualidade. Isso garantirá uma melhor gestão das entregas e minimizará os riscos de atrasos ou problemas de logística.

5. Solicite feedback dos clientes

Peça feedback dos clientes sobre a experiência de entrega. Isso ajudará a identificar áreas de melhoria e tomar medidas corretivas, se necessário. Comentários positivos dos clientes podem servir, também, como um indicador de que a gestão de entregas está sendo eficiente.

6. Use checklists digitais

Como falamos ao longo do texto, realizar a gestão de entregas começa bem antes do produto sair da sua empresa. Por isso, é preciso analisar como o trabalho é realizado no estoque, expedição e outros. 

São muitas pessoas e processos envolvidos, bem como as tarefas a realizar até que chegue a avaliação de 5 estrelas dos clientes, além de resultados financeiros. 

Uma boa ferramenta para gerenciar tudo isso são os checklists digitais. O gestor, certamente, não checará tudo pessoalmente. Na verdade, é bem comum haver vários administradores, pois envolve diferentes setores na empresa. Mas o checklist digital te ajuda a entender melhor o panorama, entender onde há gargalos e extrair dados, já que o recurso gera dados a partir das atividades realizadas.

Ilustração de colaboradores da logística usando o aplicativo de checklists digitais - Checkbits - para gestão de entregas

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Agora que você sabe a importância e o que fazer para melhorar sua logística, pode começar a colocar tudo em prática. Para facilitar seu trabalho, teste o Checkbits para que a dica 6 seja implementada com uma ferramenta reconhecida por diversos segmentos do mercado.

Além de ajudar nas tarefas da gestão de entregas, o Checkbits pode ser usado em todos os setores da sua empresa. Traz, também, formulários, planos de ação e muito mais. 

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