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Veja a importância da garantia de qualidade para sua empresa

A garantia de qualidade é essencial para assegurar a consistência e confiabilidade dos produtos ou serviços de uma empresa, com os objetivos de promover a satisfação do cliente e reforçar a reputação da marca. Saiba mais!

Você sabe como manter um produto ou serviço dentro dos padrões esperados? A garantia de qualidade é um conjunto de práticas que tem o objetivo de assegurar o cumprimento de todas as normas, os requisitos e processos de conformidade para atender às expectativas dos clientes.

Ao aplicar essas práticas, é possível garantir a prevenção de falhas, prejuízos e não-conformidades, além de reduzir desentendimentos e facilitar o fluxo de trabalho das equipes.

Neste conteúdo, você vai conferir o que é a garantia da qualidade, como alcançar melhores resultados nesse processo e quais são as principais vantagens de implementá-lo. Acompanhe!

O que é garantia da qualidade?

O processo de garantia da qualidade é um agrupamento de práticas, regulamentações e normas que deve ser seguido dentro de uma empresa para alcançar os padrões estabelecidos em cada produto e serviço.

De acordo com a ISO 9000, a garantia de qualidade é descrita como parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.

Ao seguir o conjunto de procedimentos definidos com o propósito de corresponder aos requisitos almejados, a garantia da qualidade normalmente utiliza instruções, checklists, formulários, auditorias e inspeções de manutenção e de não conformidades.

Colaborador saindo de dentro de um selo de qualidade. Ao fundo, dois checklists digitais.

Qual é a diferença entre garantia de qualidade, controle de qualidade e gestão de qualidade?

A gestão da qualidade engloba o controle e a garantia da qualidade, a fim de entender todas as especificações. O controle tem a ver com as inspeções que visam chegar o que está devidamente realizado, e já a garantia envolve os procedimentos, as auditorias e os registros de evidências. 

Ou seja, a gestão é todo o conjunto de procedimentos, a garantia de qualidade é tudo o que envolve as determinações durante o desenvolvimento do produto, e o controle de qualidade engloba as atividades após o produto ter sido desenvolvido.

Leia mais: Controle de qualidade industrial

Papel da garantia de qualidade?

O papel da garantia de qualidade é aumentar o foco nos processos internos de desenvolvimento dos produtos e, com isso, prevenir, erros, defeitos, falhas e prejuízos. Para isso, esse conjunto de práticas normalmente mapeia as etapas de todos os processos, analisando os riscos e as não conformidades.

Colaborador conferindo a qualidade de um produto no celular. No centro, um tablet com um documento digital de garantia de qualidade e em cima do tablet uma grande caixa de um produto com selo de garantia de qualidade.

Como funciona a garantia da qualidade

A garantia da qualidade é um dos pontos mais importantes para que a gestão da qualidade seja efetivada em uma empresa, gerando mais eficácia e credibilidade para a marca em seu segmento de atuação. Geralmente, esse processo envolve algumas etapas. Confira a seguir!

1. Definição dos padrões de qualidade

Para começar esse processo, é necessário estabelecer as políticas e normas a serem cumpridas nos fluxos de trabalho, facilitando a identificação do que pode ser considerado não conformidade.

2. Implementação das diretrizes

A implementação deve elencar os direcionamentos para as etapas de cada atividade, com o objetivo de fortalecer o sistema de gestão de qualidade com eficácia.

3. Realização de auditorias e inspeções

Outra etapa necessária para implementar a garantia de qualidade é buscar melhorias contínuas por meio das inspeções e auditorias de qualidade, identificando o que deve ser corrigido nos processos internos.

4. Análise de dados

Além de identificar as não conformidades, é preciso analisar os dados dos resultados obtidos e entender se há algum fluxo que tem apresentado problemas, com o objetivo de buscar as soluções ideais o quanto antes.

5. Treinamentos e feedbacks

Deve haver um ciclo de compartilhamento de aprendizados e experiências por meio do treinamento de colaboradores, feedbacks entre gestores e times e pesquisas de satisfação com a equipe e os clientes, a fim de compreender o que pode ser aprimorado nos próximos passos.

Saiba mais: Como melhorar processos internos

Importância dos processos de trabalho para a garantia da qualidade

Além de melhorar os resultados das entregas, estabelecer normas e fluxos de trabalho contribui para uma garantia de qualidade eficaz nas empresas, proporcionando mais produtividade para a equipe e mais satisfação para o público da sua marca

Confira alguns dos outros benefícios de definir requisitos e práticas nos processos de trabalho do seu negócio:

  • Otimização de tempo e de recursos financeiros;
  • Redução de prejuízos desnecessários;
  • Diminuição de falhas e erros na produção;
  • Aumento da autoridade e credibilidade da marca;
  • Geração de competitividade no mercado;
  • Cumprimento de normas, regulamentações e padrões de qualidade;
  • Manutenção do alto padrão nos serviços e produtos realizados;
  • Fortalecimento da cultura de melhorias contínuas na empresa.
Colaboradora usando checklists digitais em diversos aparelhos como computador, notebook, celular e tablet.

Como a Checkbits pode ajudar?

Para deixar seus clientes mais satisfeitos e aumentar o padrão de qualidade dos produtos da sua empresa, é importante padronizar os processos e facilitar o cumprimento de requisitos.

Com o objetivo de facilitar a implementação da garantia da qualidade na sua organização, a Checkbits oferece mais de 60 funcionalidades que são ideais para você que deseja reduzir o excesso do uso de papel e tarefas manuais, obtendo mais praticidade para coletar, armazenar e analisar informações.

Por meio das soluções Checkbits, que vão além de checklists digitais e formulários, é possível:

  • Identificar não conformidades com mais agilidade;
  • Monitorar os processos realizados;
  • Ter acesso a dados e relatórios em tempo real;
  • Acompanhar o desempenho da equipe;
  • Definir indicadores de resultados;
  • Facilitar a comunicação entre os times;
  • Realizar auditorias e inspeções de forma prática.

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