A garantia de qualidade é essencial para assegurar a consistência e confiabilidade dos produtos ou serviços de uma empresa, com os objetivos de promover a satisfação do cliente e reforçar a reputação da marca. Saiba mais!
Você sabe como manter um produto ou serviço dentro dos padrões esperados? A garantia de qualidade é um conjunto de práticas que tem o objetivo de assegurar o cumprimento de todas as normas, os requisitos e processos de conformidade para atender às expectativas dos clientes.
Ao aplicar essas práticas, é possível garantir a prevenção de falhas, prejuízos e não-conformidades, além de reduzir desentendimentos e facilitar o fluxo de trabalho das equipes.
Neste conteúdo, você vai conferir o que é a garantia da qualidade, como alcançar melhores resultados nesse processo e quais são as principais vantagens de implementá-lo. Acompanhe!
O que é garantia da qualidade?
O processo de garantia da qualidade é um agrupamento de práticas, regulamentações e normas que deve ser seguido dentro de uma empresa para alcançar os padrões estabelecidos em cada produto e serviço.
De acordo com a ISO 9000, a garantia de qualidade é descrita como parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
Ao seguir o conjunto de procedimentos definidos com o propósito de corresponder aos requisitos almejados, a garantia da qualidade normalmente utiliza instruções, checklists, formulários, auditorias e inspeções de manutenção e de não conformidades.
Qual é a diferença entre garantia de qualidade, controle de qualidade e gestão de qualidade?
A gestão da qualidade engloba o controle e a garantia da qualidade, a fim de entender todas as especificações. O controle tem a ver com as inspeções que visam chegar o que está devidamente realizado, e já a garantia envolve os procedimentos, as auditorias e os registros de evidências.
Ou seja, a gestão é todo o conjunto de procedimentos, a garantia de qualidade é tudo o que envolve as determinações durante o desenvolvimento do produto, e o controle de qualidade engloba as atividades após o produto ter sido desenvolvido.
Leia mais: Controle de qualidade industrial
Papel da garantia de qualidade?
O papel da garantia de qualidade é aumentar o foco nos processos internos de desenvolvimento dos produtos e, com isso, prevenir, erros, defeitos, falhas e prejuízos. Para isso, esse conjunto de práticas normalmente mapeia as etapas de todos os processos, analisando os riscos e as não conformidades.
Como funciona a garantia da qualidade
A garantia da qualidade é um dos pontos mais importantes para que a gestão da qualidade seja efetivada em uma empresa, gerando mais eficácia e credibilidade para a marca em seu segmento de atuação. Geralmente, esse processo envolve algumas etapas. Confira a seguir!
1. Definição dos padrões de qualidade
Para começar esse processo, é necessário estabelecer as políticas e normas a serem cumpridas nos fluxos de trabalho, facilitando a identificação do que pode ser considerado não conformidade.
2. Implementação das diretrizes
A implementação deve elencar os direcionamentos para as etapas de cada atividade, com o objetivo de fortalecer o sistema de gestão de qualidade com eficácia.
3. Realização de auditorias e inspeções
Outra etapa necessária para implementar a garantia de qualidade é buscar melhorias contínuas por meio das inspeções e auditorias de qualidade, identificando o que deve ser corrigido nos processos internos.
4. Análise de dados
Além de identificar as não conformidades, é preciso analisar os dados dos resultados obtidos e entender se há algum fluxo que tem apresentado problemas, com o objetivo de buscar as soluções ideais o quanto antes.
5. Treinamentos e feedbacks
Deve haver um ciclo de compartilhamento de aprendizados e experiências por meio do treinamento de colaboradores, feedbacks entre gestores e times e pesquisas de satisfação com a equipe e os clientes, a fim de compreender o que pode ser aprimorado nos próximos passos.
Saiba mais: Como melhorar processos internos
Importância dos processos de trabalho para a garantia da qualidade
Além de melhorar os resultados das entregas, estabelecer normas e fluxos de trabalho contribui para uma garantia de qualidade eficaz nas empresas, proporcionando mais produtividade para a equipe e mais satisfação para o público da sua marca.
Confira alguns dos outros benefícios de definir requisitos e práticas nos processos de trabalho do seu negócio:
- Otimização de tempo e de recursos financeiros;
- Redução de prejuízos desnecessários;
- Diminuição de falhas e erros na produção;
- Aumento da autoridade e credibilidade da marca;
- Geração de competitividade no mercado;
- Cumprimento de normas, regulamentações e padrões de qualidade;
- Manutenção do alto padrão nos serviços e produtos realizados;
- Fortalecimento da cultura de melhorias contínuas na empresa.
Como a Checkbits pode ajudar?
Para deixar seus clientes mais satisfeitos e aumentar o padrão de qualidade dos produtos da sua empresa, é importante padronizar os processos e facilitar o cumprimento de requisitos.
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Por meio das soluções Checkbits, que vão além de checklists digitais e formulários, é possível:
- Identificar não conformidades com mais agilidade;
- Monitorar os processos realizados;
- Ter acesso a dados e relatórios em tempo real;
- Acompanhar o desempenho da equipe;
- Definir indicadores de resultados;
- Facilitar a comunicação entre os times;
- Realizar auditorias e inspeções de forma prática.
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