Você tem a sensação de que o varejo não é mais como antes? Está certo, 90% das empresas do setor estavam no e-commerce em 2021, a porcentagem era de apenas 26% entre 2010 e 2015, segundo a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC). Esse é só um dos dados que evidenciam a transformação digital.
Porém, se você vê esse fenômeno com desconfiança, ao chegar ao final do texto verá como movimentar-se pode ajudá-lo a crescer, e muito. Vamos lá?
O que é transformação digital no varejo?
Transformação digital no varejo é a integração da tecnologia com aspectos culturais atuais no negócio para acompanhar as demandas do consumidor. Para isso, são adotadas ferramentas e métodos que caminhem lado a lado com as necessidades dos novos tempos e até do futuro.
Aspectos culturais
Engana-se quem pensa que começar a vender on-line e usar softwares de gestão é a única variável importante na transformação digital no varejo. Faz parte, mas é preciso lembrar que a internet mudou a forma como as pessoas compram e se comportam. Com muitas possibilidades ao alcance de um clique, em segundos, os consumidores desejam agilidade, por exemplo. E isso não se restringe à velocidade de um site ou app, mas do atendimento na loja tradicional também.
As pessoas também estão com mais acesso à informação. Assim, esconder algo, normalmente, não funciona, bem como responder a uma pergunta de forma incompleta ou com dados errados. Afinal, o cliente consegue checar, na maioria das vezes e, quando não é atendido de forma satisfatória, frustra-se, pois está habituado a ter suas questões respondidas em minutos nos buscadores. Acesso aos dados com transparência tendem a agradar mais os consumidores.
Esses são apenas dois exemplos básicos de como a transformação digital é muito mais ampla do que a adoção, pura e simples, de recursos tecnológicos. Você, varejista, e toda equipe, devem ter consciência sobre isso. Realize treinamentos para eles possam compreender a importância das mudanças e como atender a essas demandas comportamentais do consumidor pode trazer mais vendas e facilidades para os trabalhos deles.
Motivos para aderir
As razões para começar a transformação digital na sua empresa são muitas e expressivas. Mais do que imaginados, eles foram constatados na, já citada, pesquisa da SBVC. Abaixo, abordamos os mais impactantes e provocamos algumas reflexões.
Transformação digital traz crescimento
De acordo com a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), 21% de crescimento foi o salto que varejistas deram ao aderir à transformação digital em 2021. Ou seja, é um investimento com bom retorno.
Redução de custos
A transformação digital não é gratuita, mas a médio e longo prazo reduz-se o custo do negócio com tecnologia. Além de conseguir colocar ferramentas produtivas a serviço do negócio, aumenta-se a assertividade dos profissionais, diminuindo o desperdício e retrabalho.
Engajamento em canais digitais
A transformação digital no varejo inclui comunicar-se com o público em canais como redes sociais, blog, e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas. É onde o consumidor passa boas horas de seu dia. Dessa forma, a empresa não terá contato com o cliente apenas quando ele precisar realizar uma compra, mas em outras etapas da jornada do consumidor.
Ao fazer parte da rotina do cliente, a marca tem a chance de engajar o internauta, o que reforça a marca e facilita a venda, além de ajudar a atingir objetivos de marketing. O engajamento nos canais também foi citado no estudo.
Maior market share
Se os consumidores estão comprando mais on-line e gastam boa parte do tempo nos ambientes digitais, as empresas varejistas precisam estar nesses lugares para aumentar a participação no mercado, o market share.
O que os varejistas modernos estão fazendo
O varejo digital já é uma realidade, como ressaltamos no início deste artigo. As mudanças estão aceleradas e, se você ainda não começou ou está em um ritmo menor, não se preocupe, sempre é tempo de atualizar-se. Observar o que outros gestores estão fazendo é o primeiro passo para entender o cenário. Vamos lá!
E-commerce
Abrir lojas virtuais é a ação mais comum dos varejistas que promovem a transformação digital, segundo a SBVC, 35% aderem ao e-commerce. A tendência foi acelerada pela pandemia, quando os comerciantes tiveram que fechar as portas devido às restrições. Segundo a Canuma Digital, as vendas on-line superaram as realizadas em shopping centers em 2021.
Mesmo após maior controle da pandemia, as compras on-line continuaram a crescer. A alta em 2022 foi de R$169,6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Teve houve aumentos em:
– Ticket médio (2,2%)
– Número de pedidos (5%)
– Quantidade de compradores (10%)
Omnichannel
A segunda ação no ranking da transformação digital no varejo é em omnichannel, 18% estão investindo nesta área. Trata-se de proporcionar experiências alinhadas no on e off-line. Se uma conversa começa no site, ao chegar na loja o cliente não precisa repassar todos os dados e informações, por exemplo.
Também há uma preocupação de o consumidor entender a empresa como única, de haver consistência na imagem virtual e presencial. Além de investir em uma identidade visual alinhada, o tom de voz dos atendentes e a qualidade deve ser a mesma nos dois ambientes.
Se você tem uma loja tradicional e deseja passar pela transformação digital, preocupar-se de ser omnichannel tende a trazer bons resultados, tanto com o cliente quanto para sua marca, já que haverá maior consistência.
Outras medidas populares
Meios de pagamento digitais e QR Code também são destaque nas ferramentas utilizadas para realizar a transformação digital no varejo. O cenário de inflação, não só brasileira, mas global (5,9% em média), pede formas de pagamento facilitadas para viabilizar o consumo.
Transformação digital + negócio existente = sucesso no varejo
Há novos negócios que já estão nascendo digitais. Mas se você é um varejista que tem tempo de estrada, não se preocupe, o objetivo da transformação digital não é extinguir tudo que era realizado antes, mas somar. Aliás, como você viu ao longo do artigo, os locais presenciais também têm influência do universo on-line.
Além da estratégia omnichannel, pesquisas mostram que o presencial impacta os canais on-line. A abertura de uma loja aumenta o tráfego em sites, cerca de 37%, segundo estudo do ICSC. Segundo o mesmo estudo, 31% dos consumidores combinam a compra on-line com off-line. Esse fenômeno é conhecido como Halo Effect, caracterizado por uma área influenciar outra.
Com o Checkbits, nosso aplicativo de formulários e checklists digitais, grandes empresas como Vale e Farmax já praticam a transformação digital em suas rotinas. O app substitui o papel por recursos tecnológicos e os gestores garantem ainda mais assertividade com a empresa na palma da mão, deixando os processos mais seguros e rápidos. Você pode experimentar o Checkbits gratuitamente.
E aí, pronto para transformar seu varejo e colher os resultados? Mãos à obra e bom trabalho!
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