A utilização de checklists é muito importante para colocar diversos ambientes em ordem.
Seja uma empresa, uma indústria, uma loja ou mesmo uma prestadora de serviços.
Em todos eles os checklists fazem a diferença na hora de ordenar as tarefas e trazer muitos outros detalhes sobre as operações.
Neste artigo nós iremos falar especificamente sobre a prestação de serviços e como os checklists podem ser utilizados.
E por isso trouxemos 4 motivos pelos quais você deve usar aplicativos de checklists na prestação de serviços.
Leia até o final e entenda como essa ferramenta pode ser benéfica para realizar o trabalho com ainda mais qualidade.
O que é a prestação de serviços?
A prestação de serviços é o tipo de atividade que atende a pessoas ou empresas, sem envolver a venda de uma mercadoria.
Prestar um serviço é estar disponível para a realização de uma tarefa para terceiros, tendo conhecimento sobre a área de atuação envolvida.
Os prestadores de serviços realizam cursos, fazem até faculdade e adquirem conhecimentos sobre a área.
Dessa forma, eles se colocam à disposição da sociedade de muitas maneiras que são importantes para a nossa rotina.
Muitas vezes nós utilizamos os prestadores de serviços com tamanha regularidade que quase não percebemos.
Os prestadores de serviços estão disponíveis por todo o mundo e são cruciais para solucionar problemas que muitas vezes não conseguimos resolver sozinhos.
Seja contratando de diversas maneiras para realizar serviços nos locais que estamos ou indo até o local onde eles atendem.
Para ficar um pouco mais fácil de ser compreendido, fizemos uma lista a seguir com o que é a prestação de serviços:
- Serviços para veículos como limpeza e manutenção.
- Cabeleireiros e profissionais que lidam com a beleza prestam serviços.
- Os profissionais que realizam consertos de eletrodomésticos são prestadores de serviço.
- Empresas que realizam instalação elétrica também se enquadram no ramo.
- Profissionais que realizam limpezas em empresas, casas e condomínios.
- Atendimentos personalizados como as consultorias em nutricionistas também se encaixam como prestação de serviço.
Acredito que com esses exemplos você conseguiu identificar um pouco do que é a prestação de serviços, não é mesmo?
E além disso, percebeu como ela está presente em nosso dia a dia.
Por isso, decidimos elencar logo em seguida os 4 motivos pelos quais um prestador de serviço deve utilizar aplicativos de checklists.
1. Digitalização do processo
A digitalização do processo é um dos motivos pelos quais um prestador de serviço deve utilizar novas ferramentas e tecnologias.
Com os processos digitalizados, fica muito mais fácil entregar o que um cliente pediu com praticidade.
Assim, é possível adicionar detalhes de todo o passo a passo da realização da tarefa.
Podendo entregar a ele, seja uma empresa ou mesmo uma pessoa, documentos que comprovam o que foi feito.
Como é o exemplo de uma limpeza e manutenção de veículos, que citamos no item anterior.
Onde o profissional pode registrar evidências com fotos na chegada de um veículo, e usufruir novamente das fotos ao fim do serviço.
Mostrando ao cliente com pdfs e outros documentos o que de fato aconteceu em todo o trabalho.
Assim, o cliente pode receber por e-mail todas as informações que necessitar.
Juntamente com as informações, um profissional da prestação de serviço também pode enviar dados, relatórios e gráficos que mostram a evolução do que foi feito.
Tornando o processo mais completo e personalizado para o cliente.
E quando for a hora do cliente dar o seu aval sobre o trabalho, ele ainda pode registrar a sua assinatura digital para mostrar que está tudo finalizado.
Evidenciando que a utilização de um aplicativo de checklists digitais na prestação de serviço deixa todos os processos mais dinâmicos após a sua digitalização.
Assim, a digitalização faz parte de um processo ainda mais amplo de inovação de um prestador de serviço.
2. Inovação para o negócio de prestação de serviços
Quando um prestador de serviços pensa em se diferenciar dos concorrentes, ele deve pensar em inovação para o negócio.
Com uma ferramenta como os checklists digitais, você percebe que se organiza de uma maneira diferente dos demais.
Assim, um nutricionista que presta consultorias, consegue acompanhar dietas e outros processos dos clientes por meio de sua checagem.
Além de conseguir colocar todas as suas demandas em um consultório em dia.
Modificando a forma de trabalhar com clientes e outros profissionais.
Trazendo a tecnologia para o campo de atuação de uma forma que vá aproximando os envolvidos, com um contato muito mais direto.
Assim, ocorre a inovação para o negócio, que antigamente era refém de metodologias mais arcaicas.
E agora pode ser visto como um serviço que acompanha as tendências do mundo.
E isso pode ser visto em muitos dos outros exemplos utilizados anteriormente, onde o uso de uma ferramenta de checklists digitais abre novas possibilidades de organização.
Tornando a execução do trabalho do prestador de serviço em algo mais robusto, repleto de dados, informações e dashboards que fazem a diferença na hora de apresentar ao cliente.
Veja a seguir alguns dos benefícios em investir na inovação do seu negócio com checklists digitais:
- Automação para a checagem dos itens.
- A adição de fotos para controlar o que é realizado.
- O envio de comentários ao realizar qualquer uma das tarefas.
- Grande espaço para armazenamento de gráficos de evolução.
- Possibilidade de incluir outros funcionários e profissionais nas tarefas.
Essas funcionalidades e muitas outras modificam a rotina de trabalho de um nutricionista ou qualquer outro profissional envolvido na prestação de serviços.
Esse avanço torna o cenário mais profissional e pronto para receber novos clientes.
3. Profissionalização dos serviços
O seu serviço pode ser contestado ou julgado como algo que não é levado a sério, o que causa um certo incômodo e irritação em que exerce o papel.
Assim, um serviço normalmente é taxado como mal feito, ou algo amador.
Tal tipo de taxação acaba influenciando negativamente na rotina de um prestador de serviço, que passa a procurar soluções e mudanças.
Por isso, com a ajuda de checklists digitais, a profissionalização do ramo passa a ser uma realidade.
Onde todo serviço realizado passa a ter mais valor, pois entrega uma maior qualidade no atendimento do cliente.
Tendo também, como um grande condicionante para que os interessados invistam no serviço, a sua organização.
Como é o que ocorre, por exemplo, nas áreas que listamos a seguir:
- Educação;
- Alimentação;
- Marketing;
- Beleza;
- Transporte;
- Tecnologia da informação;
- Telecomunicações;
- Advocacia;
- Saúde.
Em todas elas, a prestação de serviços feita com uma ferramenta assim, se diferencia das restantes.
Fazendo com que toda etapa de um processo possa ser demonstrada para o seu cliente a fim de que se prove o que vem ocorrendo.
Uma falha, uma pane ou um erro qualquer, passa a ser relatado com o uso de aplicativos voltados para a prestação de serviços.
E o grande diferencial de um profissional que se preocupa com a forma como desempenha o seu papel e um que não evolui, é o fato de poder apresentar tudo para um cliente.
4. Demonstração e apresentação dos serviços prestados
Com as demonstrações e apresentações que o prestador de serviço pode realizar em muitos âmbitos, tudo se torna mais completo.
Em nosso aplicativo de checklists digitais, você conta com mais de 50 funcionalidades, que te ajudam a implementar essas demonstrações tão esperadas.
Que fazem com que a prestação de serviços seja mais dinâmica, profissional, inovadora e organizada.
Onde as apresentações, quando solicitadas por clientes, se tornam algo comum na rotina de um prestador.
Assim, as apresentações são responsáveis por ampliar o leque de comprovações, avanços e mudanças na hora de apresentar qualquer informação para os clientes.
Que fazem a diferença em toda a operação e são percebidos na hora da entrega de um serviço.
Seja para apresentar o que foi realizado para um cliente, ou para organizar tarefas e serviços futuros, o Checkbits te ajuda em cada passo.
Veja algumas funcionalidades que são cruciais para apresentar ao seu cliente:
- Fotos e registros de evidências de todos os passos, antes, durante e depois.
- Assinatura digital para os responsáveis e para os clientes.
- Geração de PDFs automaticamente com todas as informações relevantes.
Tudo isso faz a diferença na hora de colocar um serviço em prática, ou na hora de demonstrar para o cliente o que aconteceu.
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Muito obrigado pela leitura, até a próxima!