fbpx

Black Friday Checkbits: 30%OFF nos Planos Produtividade e Automação Anual! GARANTA AGORA!

No momento, você está visualizando Porquê você deve aplicar checklists em limpezas profissionais?
  • Tempo de leitura:17 minutos de leitura

Porquê você deve aplicar checklists em limpezas profissionais?

Os checklists em limpezas profissionais vão trazer mais profissionalismo, segurança e validação ao serviço prestado.

Sem contar com a criação de um documento com provas, que pode ser arquivado para o bem da empresa.

O ramo de serviços lida com muito trabalho e a necessidade de constante registro e atualizações.

Estes são os motivos pelos quais aplicar checklists em limpezas profissionais é tão importante.

Neste artigo vamos detalhar como o uso desta lista de tarefas com devidas comprovações é tão importante.

Esperamos que goste desta leitura!

Checklists em limpezas profissionais: O que são?

Assim como todo serviço prestado, suas tarefas podem ser detalhadas em uma sequência de ações.

Como por exemplo no caso das limpezas:

  • Realizar limpeza completa do quarto
  • Realizar limpeza das janelas da sala
  • Lavar piso da cozinha
  • Passar cera no piso da sala
  • Desinfetar o banheiro

Esta lista pode variar de acordo com o local!

Assim, ao finalizar um serviço, as pessoas envolvidas na limpeza podem marcar como concluído.

E completando a sequência você terá um documento mostrando o que foi realizado e o que não foi.

Criando evidências nos checklists

Mas como você vai comprovar que realmente todo o serviço foi realizado? Como o cliente vai aprovar o trabalho?

Sim, um documento só mostrando o que foi feito e o que deixou de ser executado, vai servir mais de controle da empresa prestadora.

Logo, não tem uma validade comprobatória! Ainda é “palavras versus palavra”.

Mas felizmente há formas de tornar este documento ainda mais formal!

E são itens simples que podem fortalecer este documento, como:

  • Inserir data e hora do serviço
  • Colocar fotos como evidência
  • Solicitar ao cliente que assine o documento

Assim, ao ter estes itens registrados é o mesmo de ter provas de que o serviço foi realizado.

Consequentemente se tornando um documento mais formal e comprobatório.

checklist de Limpeza

Entenda porquê ter checklists em limpezas profissionais é tão importante

Mas é tão importante ter um checklist em limpezas profissionais?

A questão de criar um documento como esse é que precisamos criar seguranças tanto para a empresa prestadora quanto para o cliente.

Por mais que haja um contrato de prestação, como provar se foi feito ou não?

Ou como comprovar que o cliente aprovou o serviço?

O bom senso nem sempre pode ser confiado e ter um documento deste em mão pode evitar qualquer ruído e problemas futuros.

Além disso, é muito importante a empresa prestadora manter um controle do que está sendo feito e produzido pela sua equipe.

Ou seja, além de um documento formal, é como se fosse um relatório que demonstra as atividades da sua equipe.

Assim como cria um histórico de tudo que foi realizado, seja por um funcionário ou por um cliente.

E por fim, ainda é possível usar os dados coletados e fazer análises como: qual atividade é melhor executada? qual a pior? Quais são as mais feitas?

Todos estes dados são importantes para ter ideias do que pode ser aperfeiçoado para atender melhor os clientes.

Ou até reduzir custos, desperdícios, perdas, entre outros.

Logo, você terá a disponibilidade de dados relevantes da sua operação.

Então, em resumo, o uso de checklists em limpezas profissionais são muito importante pois:

  • Cria um documento formal que assegura tanto a empresa quanto ao cliente
  • Serve como relatório para controle do que está sendo feito
  • Cria um histórico de tudo que foi feito por um funcionário ou para um cliente
  • Gera dados relevantes para entender dados da sua operação que podem gerar idéias de melhorias, desperdícios, o que precisa ser melhorado para maior satisfação dos clientes, entre outros.

Use um app de checklists

Porém, a criação de checklists em limpezas profissionais em papel, apesar de já trazer resultados, tem alguns pontos negativos:

  • Os papéis pode ser perdidos
  • As fotos de evidências tem que ser anexadas depois do serviço
  • Para a empresa fazer os relatórios, históricos e análises ela vai gastar horas e horas passando dados a limpo ou lendo folhas
  • Para receber a folha assinada tem que esperar o funcionário voltar na empresa

Já pensou que tudo isso pode ser evitado?

Ao usar um aplicativo de checklists você conseguirá resolver todos estes problemas de uma vez só!

Primeiramente os apps de checklists especialistas para empresas tem várias funcionalidades que ajudam na rotina.

Por exemplo:

registro de foto

Registro de fotos:
Você pode tirar uma foto com celular ou tablet no mesmo momento em que está preenchendo. Já “anexando” a evidência.

Armazenamento em nuvem:
E não tem risco de perder as informações valiosas! Tudo fica armazenado no app e pode ser acessado a qualquer momento.

Assinatura Digital:
Uma forma fácil de coletar a assinatura é pedindo ao cliente para assinar no próprio app. Usando o touchscreen é possível coletar e registrar esta assinatura.

Gráficos e Relatórios automáticos:
Chega de retrabalho e de passar a informação a limpo! Os dados coletados atualizam automaticamente os gráficos, facilitando as análises.

Envia cópia por e-mail para o cliente e empresa:
Além de tudo, ao finalizar o checklist ele já pode ser enviado automaticamente para os e-mails da empresa e cliente. 

Os aplicativos de checklists, como o Checkbits, são uma ferramenta profissional, simples e objetiva!

Aplicando tecnologia para aumentar a produtividade da sua equipe e satisfação do cliente!

Caso queira fazer um teste grátis, basta clicar aqui e conversar com um de nossos consultores.

Revolucione sua prestação de serviços com checklists em limpezas profissionais

Então, caso queira evitar dores de cabeça com clientes, aumentar sua satisfação comece agora a usar checklists em seus serviços.

Você terá ao seu lado um documento que irá servir de comprovante, controle e acompanhamento da sua equipe.

Mas não se esqueça de colocar evidências, pedir a assinatura do cliente, informar datas e horários do serviço.

E como falamos, apesar de todos os benefícios de já iniciar o processo no papel, o uso de apps de checklists pode trazer grandes resultados.

Sejam eles no quesito de produtividade, mobilidade e facilidade, mas também na redução de desperdícios e tempo gasto para as tarefas. 

Ao colocar na balança sobre o processo em papel e em aplicativos, muitos se esquecem de alguns custos.

Como por exemplo, tempo gasto, perda de informações ou provas relevantes, impressão e gestão de documentos.

Assim, os aplicativos de checklists podem ser um grande aliado a serviços de limpezas profissionais.

Gostou deste artigo? Compartilhe com mais pessoas que possam achar interessante!

Agradecemos sua leitura e até mais. 😉

Assine nossa newsletter para receber mais dicas diretamente no e-mail

Deixe um comentário