A organização e inovação são temas muito importantes que devem ser mantidos em primeiro plano. E se você tem uma empresa, uma indústria ou mesmo um pequeno negócio, este texto é para você.
Agora, se você não se encaixa em nenhum deles, será interessante ler até o final para entender melhor como funciona este ambiente.
Nos ambientes corporativos existe muita necessidade de se reformular e reinventar para poder chamar a atenção do público.
E dentre as reformulações existentes, dois caminhos tem sido bastante viáveis.
Um caminho diz respeito ao investimento em um ambiente organizado.
Já o outro está diretamente ligado ao uso da inovação.
E quando se soma a organização com a inovação o resultado pode ser o aumento de suas receitas e lucro.
Nem sempre as mudanças irão surtir efeito de começo, mas uma coisa é certa, estes detalhes atribuem ainda mais respaldo e importância ao serviço.
Leia até o final e entenda melhor como isso é possível.
Organização e Inovação: Dores e interesses
Começamos este artigo nos voltando aos donos e gestores, porém, neste tópico, vamos abordar o que também pensa o cliente.
Cada cliente procura uma empresa ou indústria por ter um interesse.
Este interesse é voltado para a compra direta ou para um contato mais próximo com o fornecedor.
E essa ação só surge pelo fato do cliente ter uma dor.
As dores e os interesses andam juntas nesse caso e levam o cliente a ações.
Essas ações têm por intuito solucionar problemas.
Ou a ação também pode gerar novas dores de cabeça, caso não seja entregue o que o cliente necessita.
Mas onde queremos chegar?
Queremos abordar sobre o equilíbrio, ou melhor, a forma mais certeira de balancear o que se pensa dos dois lados.
Um cliente satisfeito tende a comprar mais e criar vínculos com a empresa.
Um produtor com aumento de receitas e lucros tende a render mais.
Os dois em sintonia e satisfeitos, fazem com que o mercado se movimente melhor.
Mas como isso pode ser possível, já que existem tantos entraves em seu meio?
Bem, não existe uma fórmula mágica ou ideal para explicar isso.
Mas existem caminhos que podem fazer com que um acordo seja bom para ambos.
Vamos trazer aqui 3 pontos que podem ser observados por parte dos produtores.
São eles:
- Usar da criatividade, seja com novos produtos ou ações, para atrair clientes e permanecer com os que já existem.
- A experiência do usuário é algo muito importante para estreitar a relação. Faça com que o seu cliente se sinta especial ao consumir o seu produto, após ser atraído pela sua criatividade.
- Aderir a novas tecnologias, por meio da experiência e criatividade facilita a melhoria na produção e encurta caminhos com os clientes, onde toda uma rotina se torna mais leve e dinâmica.
Após analisar esses pontos, as dores e os interesses correm um risco grande de ficarem de lado.
Ao ficarem de lado, você começa a perceber que a sua relação com o cliente já está prestes a se solidificar.
Uma união sólida faz com que as suas receitas aumentem e esse ciclo naturalmente passa a se repetir.
Sabemos que não é do dia para a noite que isso vai acontecer.
Por isso, nos próximos tópicos abordaremos um pouco mais sobre organização e inovação.
Pontos que se fazem mais do que necessários para a movimentação do mercado atual.
Alternativas para a Organização
Várias são as maneiras de organizar um ambiente de trabalho.
Desde a redistribuição de tarefas ou mesmo as mudanças no ambiente físico da empresa.
Além disso, é válido trocar documentos de lugares, realinhar os diversos horários de seus funcionários.
Tudo isso contribui para que aquele local esteja em uma ordem diferente da que vinha sendo exercida.
Mas porque precisamos falar sobre a organização se o nosso assunto principal são as receitas?
Uma breve explicação sobre o que são as receitas:
- Receitas são recursos provenientes da venda de produtos ou prestação de serviços.
- Nela estão inseridos todos os gastos de uma empresa, incluindo as suas despesas.
- São compreendidos os salários, a conta de água, de luz, telefone, impostos e várias outras.
- Receita e lucro são coisas distintas, pois o lucro é o que sobra após serem descontadas as despesas e outras contas já citadas. E a receita, a grosso modo, é o somatório de tudo isso.
A organização, quando bem pensada, faz com que as suas receitas aumentem de uma maneira positiva.
Aumentar assim é certeza de que um lucro futuro vai ocorrer.
E por meio de métodos organizacionais você consegue interferir nos pontos citados acima.
Diminuindo nos gastos com água, luz e aluguel.
Permanecendo somente com os documentos necessários.
Economizando papel, como falamos neste artigo aqui.
Algumas pequenas dicas podem mudar a trajetória do seu ambiente de trabalho.
Preste atenção nessas duas que trouxemos para você:
Aplicativos que organizam a rotina
Manter o seu calendário de produção em ordem é essencial, seja qual for o seu ramo e o produto que é feito.
Aplicativos como o Asana e Trello servem como base para que toda a equipe possa se organizar.
Com esse aporte as tarefas e os prazos são definidos de acordo com cada rotina.
Utilizando aplicativos como esses você consegue definir manter contato com os demais funcionários por meio de uma única ferramenta.
Economizando mais uma vez o uso de papel.
E dando início a métodos que são mais funcionais e digitais.
Realizar treinamentos e cursos específicos
Uma empresa que se preze pensa sempre em manter os seus funcionários por dentro do que é mais importante para o mercado e produção.
Realizar treinamentos para cada setor e procurar cursos específicos para as funções é sempre uma boa alternativa.
O profissional passa a ser mais capacitado para agir em sua área, ou mesmo em várias delas.
Sem criar sobrecargas e aprimorando o que já é feito, a empresa tende a evoluir.
Tudo isso em prol de uma melhora na produção e consequentemente a atração de novos clientes.
Esse movimento faz com que novas oportunidades de mercado apareçam.
O que irá gerar um aumento em suas receitas e posteriormente um maior lucro.
Necessidade de Inovação
Manter a sua empresa a base de trabalhos manuais que são extremamente exaustivos tem ficado para trás.
Tal prática não é saudável e influencia negativamente em sua produção.
Lógico que em alguns setores não existe muito espaço para mudanças radicais.
Mas para empresas que pretendem render mais e que podem abrir mão de alguns processos de trabalho, a mudança certamente vem com a inovação.
Muitos portais e sites tratam a inovação como o fator chave para mudança de cenário para uma empresa atual.
E de fato é! A inovação modifica o ambiente e a forma como as empresas trabalham.
Sendo feito de ideias atuais, muito praticado pelas grandes empresas do mundo.
Com a ideia de ser mais prático, o uso da tecnologia e de suas várias ferramentas se faz presente.
E é o que se percebe quando é analisado o mercado antes da pandemia e durante o seu decorrer.
O surgimento da Covid-19 fez com que as empresas modificassem a sua forma de trabalhar e isso surtiu efeito após a introdução de novos métodos.
Nesse meio tempo o home office ganhou espaço e se tornou uma alternativa bastante atraente para quem realmente necessita.
Alguns estudos foram feitos pelo mundo afora para ver como essas mudanças de hábitos estavam impactando na produção.
Onde foi comprovado que empresas menores tiveram 80% de queda de crescimento de receita com a chegada da pandemia.
E, segundo estudo da Accenture, muitas empresas voltaram a crescer ao investir em tecnologia e inovação.
Por isso, a ideia de começar a investir em armazenamento de dados em nuvem se tornou algo mais recorrente.
As empresas que optaram por investir em tecnologia e em inteligência artificial (IA), tiveram aumento de receita 5 vezes mais rápido do que as concorrentes.
O que ocasionou um significativo crescimento registrado por elas, quando comparados a anos anteriores como 2015, por exemplo.
O recorte temporal da pesquisa é de 2019 a 2021, comparando a queda, com a evolução, neste período de pandemia.
“Um aumento linear no crescimento da receita é assumido durante o período de recuperação.”
Isso é o que foi comprovado com a pesquisa, onde as empresas tidas como retardatárias evoluíram.
Assim, fica evidente a mudança que a inovação proporciona, mesmo em cenários catastróficos.
Mas o que é a inovação de fato?
A inovação, nada mais é do que incorporar novas ideias ao seu negócio.
A ideia se divide em diversas áreas, mas vamos citar aqui as 6 mais importantes:
- Tecnologias
- Bens
- Sistemas
- Serviços
- Organizações
- Modelos de negócios
Onde as áreas podem ser contempladas com um tipo de inovação específico para tal.
Preste atenção nos tipos de inovação existentes.
Faça uma análise se algum deles casa com o seu negócio, e a partir daí, pense nas receitas que falamos.
No final, você vai entender a necessidade de se inovar.
- Inovação organizacional:
É o método que dá início às demais inovações seguintes. E vai de acordo com o que falamos anteriormente.
Através dela você consegue orientar ideias, informações e serviços, abrindo caminhos para a evolução dos funcionários, com uma maior comunicação entre alas e alteração dos seus níveis de orientação.
- Inovação de produtos:
Criar produtos e inserir novos serviços no mercado partem da premissa de que a inovação de produtos é um dos pilares para modificar o cenário da empresa ou negócio.
É onde se analisa as deficiências do que é feito e se estuda as demandas recorrentes e as possíveis qualidades crescentes.
- Inovação de mercado
Uma nova ordenação, no qual pretende-se revolucionar. O foco é: cultivar destinos de vendas e consumidores, revisar métodos de marketing, inovar métodos de promoção de vendas existentes, e dessa forma, aplicar em seu negócio. Isso também se aplica a empresas em diferentes setores, iniciando novos negócios, nichos de mercado e alterando a percepção de um produto em si, diante do mercado.
- Inovação de cadeia de suprimentos:
Inova e otimiza no que diz respeito a rota de suprimentos, matéria prima e os métodos de entrega para os consumidores fazerem os produtos finais. Ao inovar todos os processos de fornecimento, incluindo: compras, fabricação, transporte e vendas, a redução de custos é significativa. A partir daí se cria novos valores, onde notamos como é muito importante se atentar, e construir um negócio que seja fluido e o mais prático possível.
- Inovação de processos:
São os novos processos de produção, que são de onde surgem um pouco mais de velocidade na criação de novos produtos e serviços. É através dos novos processos que se diminuem gastos, aumenta a eficiência e se criam alternativas para tornar a produção mais dinâmica. Desta forma, é possível automatizar a logística, informações, fornecedores, e-mails, conferências, dentre outros.
O que o Checkbits pode acrescentar
Agora que você já viu um pouco sobre organização e inovação, que tal juntar os dois em um só?
Dentre as ferramentas existentes hoje em dia estão as de checklists digitais.
Os checklists dão conta de listar diversos processos e apresentar resultados sobre a evolução.
Tudo de forma digitalizada, abrangendo o que falamos em inovação, sobre a necessidade de utilizar alternativas tecnológicas.
E é aí que entra a função do Checkbits, nossa ferramenta completa de checklists.
O Checkbits é um aplicativo que tem como objetivo garantir que padrões de operação sejam seguidos.
Que a liderança e gestão consigam gerenciar de forma ágil e produtiva e que o app seja inteligente com ferramentas para análises.
Análises que vão fazer com que líderes e gestores possam enxergar oportunidades e trazer melhorias para os seus negócios.
Auxiliando as ideias trazidas até aqui, com organização e inovação.
Dessa forma, o Checkbits pode ser aplicado em diversos procedimentos.
Inclusive em processos cruciais para a venda e qualidade de serviços e produtos.
Um exemplo prático
Imagine que você é dono de um grupo de supermercados que tem uma rotina corrida.
O que pode impactar no decréscimo de vendas de um supermercado?
Os produtos fora da validade na estante, ou a falta de reposição deles?
Um ambiente sujo e desagradável que leve o cliente ao desgosto com o local, ou até mesmo a fazer com que saia e não retorne mais?
Um atendimento ruim de pessoas nos balcões ou ajudantes?
Além da falta de estratégia de promoções ou localização dos produtos?
Existem essas e várias outras opções, que dizem respeito ao impacto do consumo.
Ou seja, para aumentar a receita do seu supermercado você deve combater isso e outras coisas mais.
Então, imagine se você regularmente faz uma rotina de verificação de produtos nas prateleiras para verificar validade e reposição.
Ou uma rotina de vistoria de loja, avaliando limpeza, organização, som ambiente.
Avalia como está o atendimento dos colaboradores do trabalho.
E garante que os produtos promocionais estejam em ordem e no local estratégico para estimular maiores vendas.
Fazendo estes procedimentos, o que você acha que vai acontecer com o seu supermercado?
Com certeza vai aumentar as receitas e consequentemente os lucros, não é mesmo?
Então, tudo isso pode ser real através do uso de métodos de inovação, de maior organização, ou da escolha de uma ferramenta como o Checkbits.
Todo negócio pode aumentar a sua receita e os seus lucros quando bem gerido, tomando as decisões corretas e abrindo mão de detalhes que não agregam mais.
Isso é um pouco do que pensamos sobre o aumento de receitas, somados à tomada de decisões certeiras.
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Muito obrigado pela leitura!