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Mix de produtos: saiba as vantagens e como definir o do seu supermercado

Um bom mix de produtos pode aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Descubra como ser estratégico para escolher os itens e conseguir melhores resultados.

Em muitos aspectos da gestão de um negócio, a intuição pode ser uma grande aliada do empreendedor, principalmente quando falamos em lidar com imprevistos ou problemas que pedem saídas criativas.

No entanto, em outras situações – na maioria delas, na verdade – é preciso deixar a intuição de lado e planejar cada passo. A definição do mix de produtos é um desses casos. Ao contrário do que muitos pensam, a seleção de itens para comercializar em supermercados não deve ser baseada apenas em variedade.

Decidir quais produtos serão vendidos é um processo que requer planejamento e estratégia, uma vez que envolve conceitos como fidelização do cliente, abrangência do mercado e aumento no alcance de consumidores.

Neste artigo, explicamos melhor essa relação e mostramos a importância de um bom mix de produtos para supermercados. Também exploraremos as estratégias mais eficazes para alcançar os melhores resultados com essa prática. Acompanhe!

Prateleiras de um supermercado mostrando variedade de produtos

O que é um mix de produtos?

Como o próprio nome sugere, o mix de produtos refere-se à variedade de itens que uma empresa disponibiliza aos clientes. Em outras palavras, são as mercadorias que um estabelecimento vende, com todas as diferenças de modelos, marcas, sabores e funcionalidades.

Nos supermercados, por exemplo, o mix é composto por itens essenciais do dia a dia, como insumos, produtos de higiene pessoal e utensílios domésticos, até produtos especiais que atendem às preferências alimentares ou estilos de vida específicos. 

Assim, o objetivo desses estabelecimentos é fazer com que os clientes encontrem tudo o que precisam em um só lugar. No entanto, apesar dos benefícios que isso traz, é preciso atenção, pois a variedade por si só pode ser exagerada e se tornar uma estratégia sem propósito, apagando a identidade da marca.

Clientes fazendo compras em um supermercado

Qual a importância do mix de produtos?

Pensar em um mix de produtos é essencial por diversas razões. Para começar, a variedade é um dos principais fatores de atração e fidelização de consumidores.

Isso, é claro, refletirá nas vendas, mas também será uma forma de criar um diferencial competitivo para que o estabelecimento se posicione no mercado. Dessa forma, a empresa ganhará ainda mais espaço em meio à concorrência e conseguirá envolver um público ainda maior.

Como resultado, a marca cresce e o empreendedor terá como investir em um mix de produtos mais variado – desde que tenha a ver com a identidade do negócio -, com a possibilidade de atender às exigências sazonais ou eventuais do seu público. As demandas atendidas com eficiência garantem uma imagem mais estruturada do estabelecimento perante os consumidores, que serão fidelizados.

Supermercado pequeno ao lado de um supermercado grande

Vantagens do mix de produtos para supermercados

Saber gerenciar os tipos de mercadorias que o supermercado oferece é uma das chaves para fazê-lo prosperar.

Esse é o maior objetivo de qualquer negócio, que vem como resultado de outros fatores, como a fidelização de clientes, vantagem competitiva e captação de novos consumidores. Benefícios que a estratégia de seleção adequada de itens pode oferecer às empresas do setor varejista.  

Diferenciação da concorrência

A concorrência no varejo supermercadista é acirrada e se destacar é um grande desafio. Com um mix de produtos ideal, é possível oferecer exatamente o que os consumidores desejam e, assim, ganhar maior competitividade diante dos concorrentes. 

Expansão de mercado

Ao oferecer um bom mix de produtos, a marca consegue abranger muito mais o seu público e aumentar o seu alcance no mercado. Se ela trabalha com itens variados, consequentemente terá mais soluções para oferecer aos clientes. 

Captação de novos clientes

Ao buscar novidades, é provável que as pessoas se sintam atraídas pelo supermercado, que oferece um bom mix de produtos que atende às principais necessidades dos moradores da região. Assim, com a atração, as chances de eles se tornarem clientes do estabelecimento são muito maiores.

Fidelização do consumidor

Após a captação da clientela, ocorre o processo de fidelização. Ao verem que a empresa oferece todos os itens de que precisam, os consumidores passam a retornar ao mercado e contam com ele como parte do seu dia a dia.

Gerente conferindo mercadorias com um checklist

Dicas para definir um bom mix de produtos para supermercados

A escolha do mix de produtos está totalmente ligada a saber para quem vender, onde vender e quando vender. Abaixo, damos algumas dicas que podem contribuir para que os empreendedores do setor supermercadista façam boas escolhas na hora de comprar mercadorias para comercializar nos estabelecimentos.

Histórico de vendas

Identificar padrões no histórico de vendas da empresa e avaliar quais mercadorias ou serviços tiveram melhor poder de atração em seu público é um bom ponto de partida para montar o seu mix de produtos. 

A partir dessa análise, é possível encontrar tendências e verificar possíveis sazonalidades de consumo.

Planejamento de sortimento e gerenciamento de estoque 

O planejamento de sortimento é essencial para garantir que o mix de produtos de um supermercado seja otimizado. Envolve determinar a variedade, tamanhos e marcas de produtos apropriados para transportar. Os supermercados precisam encontrar um equilíbrio entre oferecer opções suficientes aos clientes sem sobrecarregá-los com um número excessivo de opções. 

Além disso, o gerenciamento de estoque desempenha um papel vital na manutenção de um mix de produtos bem-sucedido. É crucial monitorar os níveis de estoque, analisar os padrões de vendas e reabastecer prontamente os produtos populares para evitar falta de estoque ou excesso de estoque.

Estratégias sazonais e promocionais

Estratégias sazonais e promocionais são ferramentas eficazes para otimizar o mix de produtos nos supermercados. Alinhando o mix de produtos com as demandas sazonais e as tendências do consumidor, os supermercados podem aproveitar as festas de final de ano, eventos especiais e mudanças de preferências.

A introdução de ofertas por tempo limitado, descontos exclusivos e promoções agrupadas pode criar empolgação, impulsionar as vendas e incentivar os clientes a explorar novos produtos dentro do mix.

Análise de mercado

Também é importante pensar no mercado. Quais são as demandas em vigor? Quais são as tendências, as marcas e os produtos em alta no momento? Neste momento, vale verificar com os fornecedores sobre os próximos lançamentos, o que tem sido mais vendido e também busque incluir novas marcas.

Ao mesmo tempo, é necessário estudar os concorrentes e quais produtos já são oferecidos por eles. Essas informações ajudarão a ter clareza sobre lacunas ainda não exploradas que podem ter uma demanda reprimida na região, se tornando uma oportunidade de diferenciação para o supermercado.

Preferências dos clientes

Para criar um mix de produtos bem-sucedido, é crucial que os supermercados entendam as preferências e o comportamento de compra de seus clientes. Realizar pesquisas de mercado, analisar dados de vendas e coletar feedback dos clientes são métodos valiosos para obter informações sobre quais produtos os clientes estão procurando.

Ao identificar categorias populares, tendências de produtos e preferências específicas dos clientes, os supermercados podem tomar decisões informadas ao selecionar produtos para seu mix.

Testes

Fazer testes periódicos com o mix de produtos escolhido é outra etapa importante. Só assim será possível saber como será a aceitação do negócio e por que determinada seção agradou ou deixou de agradar o consumidor.

Gestor usando aplicativo para auxiliar na gestão do supermercado

Dica extra: tecnologia como aliada

O uso de tecnologia no varejo já é uma realidade há algum tempo. E, quando o assunto é mix de produtos, ela é uma grande aliada.

Hoje, existem ferramentas que ajudam os gestores a gerenciar os itens com mais saída, os que geram maiores margens e os que ficam mais tempo nas gôndolas, por exemplo. Em rotinas simples do dia a dia, como gerenciamento de tarefas, você pode coletar dados que ajudem a entender melhor o funcionamento do seu negócio. Por isso, no nosso aplicativo, o Checkbits, coletamos dados, armazenamos e criamos gráficos para colaborar com as análises do gestor. 

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