Dados são o novo petróleo se soubermos como usá-los para implementar melhorias. Veja como usar os gráficos e dashboards da Checkbits para obter resultados no seu negócio!
No Checkbits, nosso app de checklists digitais, são gerados vários dados durante o uso. Eles podem ser visualizados de forma simples em nossos dashboards e gráficos, o que possibilita que os gestores tenham uma visão clara sobre pontos importantes na empresa. Além disso, a identificação de padrões pode gerar planos de ação que vão mudar a realidade dos negócios.
Neste artigo, vamos mostrar os principais gráficos e dashboards da Checklists com ideias para você usá-los de forma estratégica. Acompanhe!

Como usar informações dos dashboards e gráficos da Checkbits
Ter acessos a dados é um diferencial em qualquer negócio, principalmente quando os decisores sabem interpretar os números. Em todos os dashboards e gráficos da Checkbits é possível extrair informações valiosas.
Modelos de eficiência
Departamentos, empresas e checklists com maior índice de positividade podem indicar quais estão performando bem e quais não estão. Aqueles com médias altas podem ser considerados modelos de eficiência, enquanto aqueles com médias baixas, com gargalos, podem precisar de intervenções específicas.
Análise de Tendências
A Checkbits tem dashboards que mostram avaliações diárias, permitindo observar tendências ao longo do tempo. Isso pode ajudar a identificar se melhorias implementadas estão surtindo efeito ou se problemas persistem.
Comparação entre Departamentos
A comparação pode revelar quais práticas ou processos estão funcionando em determinados departamentos e não em outros, possibilitando a troca de melhores práticas entre equipes. Também colaboram com o controle operacional.
Decisões
Decisão baseada em dados é algo muito discutido entre os gestores. Com os gráficos e dashboards da Checkbits é possível ser uma empresa mais alinhada ao data driven.
Intervenções Direcionadas
Com base nos dados, a liderança pode decidir implementar treinamentos ou recursos adicionais nos departamentos que apresentarem desempenho inferior. Isso pode incluir revisões de processos ou a introdução de novas ferramentas de trabalho.
Recompensas
Departamentos que consistentemente atingem altos índices podem ser reconhecidos ou recompensados, incentivando um ambiente competitivo e motivacional entre as equipes.
Planejamento estratégico
As informações obtidas podem ser utilizadas para o planejamento estratégico da organização, ajudando a alocar recursos onde são mais necessários e a definir prioridades para o desenvolvimento organizacional.
Feedback
A análise contínua dos dados coletados pode facilitar um ciclo de feedback que permite ajustes rápidos nas operações e estratégias, garantindo que as equipes estejam sempre alinhadas com os objetivos da organização.

Tipos de gráficos e dashboards na Checkbits
Na Checkbits, há vários dados mostrados visualmente para facilitar a compreensão e gerar soluções para os gestores. A seguir, conheça cada um deles.
Dashboard – Realizações
O primeiro dashboard no painel do Checkbits lista todos os checklists realizados no período selecionado. Cada um deles traz dados representados em gráficos. Por exemplo, todos os formulários “Inspeção de Frota – Geral” realizados, vão aparecer com as informações agrupadas.

Os ícones abaixo do título trazem um resumo com:
– Quantidade de vezes que o formulário foi realizado.
– Número de checklists positivos.
– Número de checklists negativos.
– Porcentagem de checklists positivos/negativos.
Esses dados dão um panorama geral quantitativo para os gestores. Revelam quais áreas estão realizando mais checklists. Nesse caso, é indicado entender se a quantidade está adequada à demanda. Já as estatísticas sobre positivos e negativos mostram quais itens precisam de mais atenção e aqueles com potencial de tornarem-se modelos para outras áreas.
Assim, em uma tela com vários gráficos, antes mesmo de ver no detalhe os dados, é possível entender o que priorizar pela quantidade de problemas.
Visão detalhada de itens
Ao clicar em um dos dashboards, é possível ver em detalhes as informações dos itens avaliados. No caso de um checklist de frota, fica visível quais são os problemas que exigem maior atenção.

Nessa visão, já temos informações mais qualitativas, o gestor pode entender quais as não conformidades mais sérias para priorizá-las. Por exemplo, um problema no freio é mais grave do que um problema no vidro elétrico, embora os dois mereçam atenção. Dessa forma, o conserto dos freios deve ser realizado com urgência e, em seguida, o reparo no ar condicionado.
Comparação de departamentos
Na aba departamentos, é possível ver a evolução por setor. Assim, você pode comparar a área de logística com produção, por exemplo. O dado mostrado é o percentual de checklists positivos por dia. Se foi realizado mais de um checklist na mesma data, é exibida a média.
O filtro permite escolher quais departamentos você vai analisar.

Ranking
Esse dashboard traz uma lista das empresas conforme a pontuação dos checklists. É bastante útil para aqueles que têm mais de uma unidade, como filiais ou franquias. Dessa forma, entende-se em quais locais a performance está melhor e quais são aquelas que carecem de maior atenção.
Também existe a possibilidade de escolher os períodos de análise.

É possível ver um histórico diário das empresas ao clicar. Assim, identifica-se queda ou melhoria no resultado dos checklists e você tem a oportunidade de investigar o porquê, além de tomar as medidas necessárias.

Nesse dashboard, a visão pode ser ainda mais detalhada, pois dentro das empresas é possível ver o desempenho por setores.

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Descubra o poder dos dados e de checklists digitais na prática. A Checkbits oferece um teste gratuito de sete dias para você. Além dos gráficos e dashboards da ferramenta, você vai conhecer outras funcionalidades que aproximarão seu negócio de outras metas como melhoria da eficiência, produtividade e aumento dos padrões de qualidade.
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