Estoque parado é um problema que prejudica a lucratividade e evolução dos negócios. Veja algumas formas de diminuí-lo ou até eliminá-lo.
Você está pensando em fazer uma promoção para diminuir o estoque parado? Ofertas especiais são interessantes quando o objetivo é aproveitar uma data como a Black Friday ou se acontecem de maneira planejada, não por causa de um excedente. No entanto, muitos gestores só pensam no estoque parado quando a quantidade de mercadorias não tem o giro esperado.
O administrador deve pensar em evitar esse problemão sempre. Neste artigo, vamos mostrar 8 práticas recomendadas.
Fique com a gente até o final e saia com informações relevantes sobre o assunto!
O que é estoque parado?
Estoque parado é quando mercadorias ou insumos ficam armazenados por mais tempo que o esperado e indicado. É diferente de estoque morto, quando um produto ou matéria-prima não pode ser vendido ou usado mais.
Aliás, ambos são prejudiciais para os negócios, por isso, é preciso fazer uma boa gestão de estoque para evitar as duas situações. Neste artigo, o foco é como evitar e o que fazer com o estoque parado.
Como evitar estoque parado
O problema com estoque parado é muito comum em negócios iniciantes, já que é uma fase de descobertas e validação das expectativas dos gestores. Também pode acontecer nas companhias consolidadas por mudanças sazonais, testes com novas mercadorias, erro na avaliação e outros pontos. Porém, ao seguir as dicas abaixo, diminui-se as chances de ficar com mais produtos em estoque do que o que é saudável para a empresa.
1. Conheça seu público
Essa é a base de negócios bem-sucedidos. Para a gestão de estoque, conhecer o público possibilita entender quais tipos de produtos os clientes mais valorizam, qual a frequência de aquisição, além de indicar como essas pessoas gostam de ser atendidas. Entender essas preferências ajudará o gestor a avaliar melhor quais produtos ou serviços colocar à venda, fazer previsões mais próximas do giro de compra, pensar em estratégias de venda e muito mais. Tudo isso de maneira mais assertiva.
2. Capriche na organização
Um estoque organizado possibilita que o administrador e todos os envolvidos no setor tenham clareza dos itens disponíveis. Dessa forma, a realização do inventário, compras para a empresa e os atendimentos são realizados com maior margem de acerto. Já a desordem, dificulta todas essas tarefas.
3. Entenda as sazonalidades do negócio
O comportamento do consumidor não é o mesmo durante os 12 meses do ano, na maioria das áreas. Então, o estoque também não deve ser igual. É preciso entender como datas comemorativas e estações influenciam o que seu cliente compra. Essas são sazonalidades previsíveis, assim, é possível se preparar, embora haja certa variação anualmente, de acordo com a economia e o rigor do Inverno, por exemplo. Você também deve considerá-las, para tentar ter uma previsibilidade melhor, busque por estudos de especialistas.
O histórico de anos anteriores também ajuda a entender melhor o que esperar do giro para cada época. Então, calcule como devem ser as compras, em conjunto com esse setor.
Outras sazonalidades são imprevisíveis, como eventos climáticos, manifestações e similares. Para essas, o gestor precisa se adaptar o mais rápido possível para atender a novas necessidades e, quando a situação voltar ao habitual, realizar ações promocionais para promover giro de produtos que não venderam durante a temporada.
4. Assertividade nas compras
Se sua empresa tem um departamento de compras, ele precisa estar bastante alinhado ao estoque. Além de entender as já citadas sazonalidades e público, é preciso ter bons fornecedores e realizar pedidos na medida, de forma que a empresa não fique com produto armazenado por mais tempo do que deveria.
5. Use técnicas de gestão de estoque
Existem diversas metodologias para ter mais sucesso na gestão do estoque, quando bem utilizadas, elas evitam o estoque parado e muitos outros problemas. As técnicas mais usadas para o departamento são:
- Curva ABC.
- Just in time.
- Fefo
- Fifo.
Qual a melhor? Depende do seu segmento e das demandas em sua empresa. Descubra neste outro artigo mais sobre técnicas de gestão de estoque e qual a mais indicada para seu negócio.
6. Processos para estoque
Estabelecer processos, formalizá-los e treinar a equipe para segui-los é uma das formas mais eficazes de evitar o estoque parado. O processo ajuda a padronizar o passo a passo das tarefas operacionais para um bom controle nesse departamento. Quando bem estabelecido, você consegue alinhar o armazenamento ao giro de produtos, sem mercadoria excedente por mais tempo que o recomendado.
Importante lembrar que mesmo os processos mais eficientes podem melhorar. O mundo muda e a realidade das empresas também. Assim, há momentos em que é preciso realizar ajustes.
Por isso, não pense que a forma de gerenciar o estoque precisa ser a mesma sempre. Observe se não há uma nova maneira de realizar a mesma tarefa e ouça seus colaboradores, estimule que deem sugestões. Afinal, são eles que executam a parte operacional desse setor tão importante em sua empresa.
7. Dados sobre o estoque
Os dados ajudam a entender melhor o giro de mercadorias, sazonalidades e comportamento do cliente. Por isso, indicamos coletá-los nas rotinas. Com boas ferramentas digitais para as tarefas do dia a dia, é possível ter mais informações do seu negócio. Mais que isso, elas tratam esses dados, geram gráficos e até mesmo alertas e insights.
É possível coletar essas informações durante as tarefas de controle de estoque, por exemplo.
8. Checklist para estoque
Uma das ferramentas que indicamos para gestão de estoque são os checklists. Neles, você coloca todos os itens do processo para aumentar as chances de os colaboradores seguirem-no. Os mais recomendados são os checklists digitais, pois te ajudam a acompanhar o trabalho, mesmo à distância. Checklists mais avançados também colaboram na inteligência de dados, pois armazenam as informações para o gestor analisá-las depois.
O Checkbits, nosso aplicativo, proporciona todas essas vantagens para quem precisa evitar o estoque parado. Diversas empresas como supermercados, indústrias, bares e lojas usam a solução no departamento e para outras áreas, como:
- Agendamento de tarefas.
- Coleta, armazenamento e análise de dados.
- Planos de ação.
- Registro de evidências.
- Gerenciamento da operação com dashboards.
Experimente nosso checklist digital por 7 dias grátis
Para minimizar e até eliminar o estoque parado, use o Checkbits como solução complementar na gestão do departamento que é um dos pilares de sucesso corporativos. Experimente por uma semana e veja a diferença na prática: https://checkbits.com.br/cadastre-se/