Perguntar se alguém quer atrair clientes para seu bar é chover no molhado. É um objetivo da maioria dos gestores. O desafio está em entender o que atrai, de fato, mais pessoas para o local.
Na Checkbits, acompanhamos algumas redes de bares e notamos que há algumas ações que fazem mais diferença que outras. Neste artigo, vamos revelar quais são.
Leia até o final e descubra quais são as estratégias para levar mais clientes para seu bar!
1. Capriche na parte visual
A fachada do seu bar é o cartão de visitas para possíveis clientes. Você pode usar técnicas de visual merchandising e provocar a curiosidade do público que passa por ali. Mesmo que não entre naquele momento, ele pode pensar em visitá-lo depois.
Na parte interna, continue o bom trabalho para as pessoas sentirem vontade de passarem bastante tempo e de registrarem a visita nas redes sociais. Dessa forma, o benefício é incontável, além de atrair mais clientes, eles podem divulgar o bar espontaneamente, o que tem potencial para despertar o interesse de mais pessoas a irem no seu estabelecimento.
A estética pode chamar atenção pela sofisticação, por ser divertida ou temática.
2. Promoções no bar
Chopp em dobro, porções por preço especial ou qualquer outra vantagem no valor dos produtos do bar pode ser o que falta para seu bar atrair mais clientes. Há muitos estabelecimentos que deixam as promoções em dias fixos, a exemplo de ofertas como “Segunda sem lei”, “Quinta em dobro” e muitas outras. Nesses casos, o ideal é que as promoções sejam realizadas em dias de menor movimentação no local.
Com esta tática, além de atrair mais gente, há maiores chances de ter uma clientela fiel em seu bar. Atenção à precificação ao realizar promoções para o cliente não se tornar prejuízo para você, ofereça descontos atrativos e use estratégias de divulgação para mais pessoas irem ao bar nos dias de promoção. Ou, no caso de ofertas fixas, aloque esforços e investimentos para haver um giro maior do produto.
3. Marketing on e off
Um bar com visual legal e promoções interessantes terá mais movimento se as pessoas souberem o que o estabelecimento tem a oferecer. Além da parte de fazer com que mais gente saiba dos atrativos, é preciso promover identificação com o espaço e fortalecer a imagem do local. Mais do que mostrar o que há, com apelo de vendas, pense em ações que mostrem a essência do local, o estilo e como o bar dialoga com as preferências do público que você atende.
É importante investir no marketing digital, com presença nas redes sociais, ações de e-mail marketing, anúncios, produção de conteúdo nas plataformas em que estiver presente. Porém, no caso de alguns bares, pode valer a pena realizar algumas ações off-line com a divulgação do local por promoters, distribuição de material publicitário nas proximidades, propagando no rádio, TV e outros.
4. Eventos temáticos e datas comemorativas
Realizar alguma ação diferente no bar pode fazer com que os clientes que já foram ao estabelecimento voltem e levem outras pessoas para conhecerem o local. Não é preciso esperar uma data comemorativa para fazer o evento, porém, é interessante aproveitar os dias especiais também. No Carnaval, por exemplo, pode-se fazer um aquecimento para a festa ou pensar em algo para quem quer curtir a festa em um local mais reservado. O seu bar também pode se tornar o lugar para repor as energias no final da programação nas ruas.
Outras datas com grande potencial para atrair mais clientes com eventos temáticos são o Dia dos Namorados, Réveillon, Sábado de Aleluia, Dia dos Pais, Dia das Mães e todas as outras que estiverem alinhadas ao planejamento do gestor.
Além do evento, mudar a decoração de acordo com a época do ano também atrai olhares de potenciais e antigos clientes.
5. Bom atendimento
Nada pior do que ser mau atendido em qualquer lugar. Em bares, locais para onde as pessoas vão em busca de relaxamento e diversão, a experiência torna-se horrível quando o atendimento deixa a desejar. É uma dica básica, mas que precisa ser falada porque alguns estabelecimentos pecam bastante nesse ponto tão essencial.
O bom atendimento, além de ser uma obrigação, estimulará a publicidade espontânea boca a boca que, hoje, não acontece só quando encontramos um conhecido, mas nos meios digitais. Assim, a tendência de ter mídia espontânea nas redes sociais como Instagram, Facebook e boas avaliações no Google Meu Negócio são maiores.
6. Proporcione boa experiência
Quando se fala em experiência do cliente, muita gente pensa ser algo muito complicado. No entanto, questões básicas contam para que o consumidor tenha uma boa experiência no estabelecimento. O próprio atendimento, já mencionado anteriormente, é um dos pontos. Higiene, qualidade das bebidas e pratos também entram na equação da boa experiência.
Depois de fazer o básico bem-feito, você pode pensar em como se diferenciar com outras ações. Algumas, bem comuns, são descontos no aniversário, oferecimento de alguma vantagem na data, como sobremesa, drink especial e outros.
7. Não se esqueça da organização
A organização vai realçar todos os outros itens para atrair mais clientes para o bar. Afinal, um bom visual pode ficar ofuscado em um ambiente bagunçado, a falta de itens em estoque pode comprometer a entrega de um prato em promoção. Não há marketing bom que ajude um local com problemas básicos, como troca recorrente de pedidos em mesas e falta de ingredientes.
Contar com uma boa organização no bar também ajuda a tornar a operação mais lucrativa. Ela ajuda a ter mais controle de tudo, da gestão de estoque ao fechamento de caixa sem erros.
Dessa forma, muito cuidado na organização. Use ferramentas digitais para ajudá-lo com todos os itens necessários para ter um bar que atraia a clientela, proporcione boas experiências e seja sucesso comercial.
Bônus: checklist digital para bares
A Checkbits colabora com a gestão de bares digitalizando os checklists em papel. Ao realizar a troca, você tem mais controle, mesmo à distância, da sua empresa e começa a ter maior padronização na realização de tarefas importantes no seu bar, mesmo aqueles que sejam parte de uma rede, o que aumenta os desafios.
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