fbpx
Você está visualizando atualmente Checklist para limpeza de empresa: porque e como elaborar
  • Tempo de leitura:16 minutos de leitura

Checklist para limpeza de empresa: porque e como elaborar

Um ambiente higienizado e organizado é fundamental para a execução de um bom trabalho. Saiba como um checklist para limpeza de empresa pode ajudar.

Manter um ambiente de trabalho limpo e organizado pode fazer diferença no sucesso da empresa e integridade da equipe. Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante os anos de 1981 a 2018, o desempenho de colaboradores em ambientes organizados tende a ser melhor. Nesse período, os pesquisadores perceberam que o aumento na produtividade do trabalhador brasileiro em áreas administrativas foi de 0,9% apenas. Assim, para melhorar esse cenário, foi preciso adotar medidas de limpeza e organização.

No entanto, além do fator produtivo, manter uma limpeza adequada contribui para a saúde e bem-estar dos funcionários. Para o negócio, o cuidado transmite uma imagem profissional positiva aos clientes e visitantes.

Apesar da importância desse hábito, ele é negligenciado por muitas instituições por demandar tempo, esforço e muito trabalho. Felizmente, hoje, é possível contar com ferramentas que otimizam essa tarefa. O checklist para limpeza é um desses recursos.

Quer entender como ele pode ajudar na manutenção de todas as áreas e setores da empresa? Continue a leitura até o final e saiba como montar uma lista de verificação eficiente.

Ilustração de um telefone com um checklist de limpeza sendo utilizado por um colaborador

O que é um checklist de limpeza empresarial?

Trata-se de uma lista detalhada de tarefas e áreas que precisam ser higienizadas regularmente em um ambiente de trabalho. Esse checklist serve como um guia para garantir que todos os espaços, desde escritórios e salas de reuniões, até banheiros, áreas comuns passem pelo processo de limpeza de maneira consistente e eficiente.

A ferramenta ainda define as tarefas específicas a serem realizadas, a frequência de limpeza necessária e os padrões a serem seguidos. O objetivo é garantir que a empresa esteja higienizada, organizada e ofereça um ambiente saudável para os colaboradores e visitantes.

Colaboradores realizando a limpeza de um escritório empresarial

A importância de manter a limpeza do ambiente de trabalho em dia.

Não é novidade que um ambiente organizacional limpo interfere diretamente no desempenho dos colaboradores. Mas, não é só isso. Mantê-lo higienizado contribui para que os processos aconteçam de forma mais adequada e proporciona outros benefícios ao negócio.

Segurança

A manutenção da limpeza do ambiente de trabalho também contribui para a segurança dos funcionários. Áreas limpas e desobstruídas reduzem os riscos de acidentes, como quedas e tropeços.

Além disso, uma limpeza regular pode identificar e corrigir potenciais problemas, como derramamentos de substâncias perigosas ou obstrução de saídas de emergência, garantindo a segurança de todos no local de trabalho.

Imagem profissional

A higienização do local reflete diretamente na imagem profissional da empresa. Um lugar limpo e bem cuidado transmite uma imagem positiva aos clientes, parceiros de negócios e visitantes. Essa percepção reforça a credibilidade do negócio, demonstra profissionalismo e atenção aos detalhes.

Saúde e bem-estar dos funcionários

Um ambiente de trabalho limpo contribui diretamente para a saúde e bem-estar dos colaboradores. A falta de higienização e organização adequada pode levar ao acúmulo de poeira, sujeira e germes, o que aumenta o risco de alergias, doenças respiratórias e infecções. Mantê-lo limpo ajuda a reduzir esses riscos e proporciona um local mais seguro e saudável para todos.

Ilustração de diversas etapas da limpeza, para mostrar a importância de utilizar um checklist para acompanhamento

Como um checklist de limpeza para empresa pode ajudar?

Ao criar um checklist detalhado, que lista todas as áreas e tarefas que precisam ser limpas regularmente, é possível garantir que nenhum espaço seja esquecido ou negligenciado. 

Além disso, a ferramenta estabelece padrões claros de limpeza, descrevendo as técnicas adequadas, os produtos recomendados e as precauções de segurança a serem seguidas. 

Isso assegura que todas as tarefas sejam realizadas de maneira consistente e eficiente, resultando em um ambiente limpo e saudável.

A lista também ajuda a distribuir as responsabilidades entre os colaboradores ou equipe de limpeza terceirizada, atribuindo tarefas específicas a cada um, o que evita confusões e garante que todas as áreas sejam atendidas. Com a sua utilização regular e a realização de monitoramentos e revisões, é possível manter a empresa sempre em ordem e promover a saúde, além da produtividade do time.

Diversos ícones de etapas de limpeza que podem ser realizadas em empresas

Como montar um checklist de limpeza para empresa

A elaboração de um checklist de limpeza empresarial deve ser baseada, principalmente, nas necessidades do local. Ao identificar os setores e áreas que requerem um cronograma de higienização mais frequente, utilização de produtos e equipamentos específicos, por exemplo, o processo de desenvolvimento da lista se torna mais fácil.

No entanto, é preciso se atentar a alguns fatores importantes, como os que você vê nos tópicos abaixo.

Identificação das áreas e tarefas

Os gestores devem elaborar um levantamento minucioso de todas as áreas da empresa que precisam ser limpas, como escritórios, banheiros, salas de reuniões, áreas comuns, entre outras. 

Neste momento, também é importante criar e delegar as tarefas específicas que devem ser realizadas em cada local, como limpeza de pisos, higienização de banheiros, limpeza de mesas e superfícies.

Frequência de limpeza para cada ação

Além da identificação, é necessário determinar a frequência adequada para cada tarefa de higienização. Algumas atividades exigem uma limpeza diária, enquanto outras podem ser feitas semanalmente ou mensalmente.

Para isso, devem ser considerados fatores como o tráfego de pessoas, a sensibilidade à sujeira e o tipo de atividades realizadas em cada área para determinar a frequência ideal de limpeza.

Padrões de higienização determinados

Padrões claros de higienização devem ser estabelecidos para garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira consistente e eficiente. Assim, descreva detalhadamente como cada tarefa deve ser executada, especificando os produtos de limpeza adequados, as técnicas corretas e quaisquer precauções de segurança necessárias.

Fornecer orientações claras ajudará a garantir que todas as tarefas sejam realizadas adequadamente e de acordo com os padrões desejados.

Atribuição de responsabilidades

Designar responsabilidades específicas para cada área é essencial. Identifique quem será responsável pela execução de cada tarefa e certifique-se de que todos os colaboradores estejam cientes de suas obrigações. É importante assegurar que as responsabilidades sejam claramente comunicadas e que a equipe tenha o treinamento necessário para realizar as atividades de forma eficaz.

Monitoramento e revisão regular

Um checklist de limpeza deve ser considerado um documento vivo, sujeito a monitoramento e revisões regulares. Assim, avaliações para verificar a eficácia do checklist e identificar possíveis melhorias devem ser realizadas periodicamente.

Se necessário, faça ajustes nas tarefas, frequência ou padrões de limpeza com base no feedback dos funcionários e nas necessidades específicas da empresa.

Colaboradora usando o aplicativo Checkbits para realizar as suas  tarefas de limpeza

Obtenha mais benefícios do checklist de limpeza

As vantagens oferecidas pela ferramenta empresarial já mostram como a ferramenta é fundamental para o negócio. Porém, esses benefícios podem ser ampliados com o uso da tecnologia nesse processo.

Os checklists digitais, como o da Checkbits, permite a elaboração de listas customizáveis que atendam às necessidades do negócio e dos colaboradores. Com a ferramenta, é possível agendar tarefas, elaborar planos de ação, fazer registros de fotos e inserir usuários de forma ilimitada sem que seja preciso pagar a mais por isso. 

Como resultado, sua empresa ganha em agilidade e eficiência nas atividades de higienização e limpeza.

Faça um teste gratuito por sete dias e veja todos esses benefícios. Cadastre-se agora mesmo: https://checkbits.com.br/cadastre-se/

Assine nossa newsletter para receber mais dicas diretamente no e-mail!

Deixe um comentário