A integração da equipe gera diversas vantagens para as empresas, como melhorias no clima organizacional, redução de desentendimentos, aumento do engajamento profissional, entre outros. Saiba mais!
Você já ouviu falar que é melhor contar com mais pessoas do que fazer o trabalho sem ajuda? Ao compartilhar as atividades e ter a colaboração dos trabalhadores, melhorando a integração da equipe, é possível aprimorar os processos internos.
Ao entender a importância do apoio mútuo para ter uma rotina organizacional bem-sucedida, os ditados “a união faz a força” e “um por todos e todos por um” passam a fazer ainda mais sentido.
Neste conteúdo, você vai descobrir como trabalhar na sua gestão de equipe para obter alta performance no seu negócio, por meio de estratégias e tecnologias. Confira!
Qual é a importância da integração da equipe?
A integração da equipe, com o objetivo de expandir a interação e motivação entre os colaboradores e gestores, gera diversos benefícios para o sucesso das empresas, entre eles:
- Melhorias no clima organizacional: quanto mais saudável e agradável for o ambiente de trabalho, seja no modelo presencial ou remoto, mais qualificada será a produção das atividades realizadas;
- Aumento do engajamento do time: ao ter uma participação efetiva e uma boa comunicação entre os colaboradores, cada um deles pode se sentir mais motivado a continuar se esforçando e entregando o seu melhor;
- Mais produtividade: além de aumentar a motivação, uma boa gestão de pessoas também permite o aumento da produtividade e qualidade, fortalecendo o senso de importância de cada colaborador e promovendo entregas pontuais e bem feitas;
- Troca de conhecimentos: uma equipe integrada e motivada tende a dividir conhecimentos, aprendizados e experiências para ajudar mais pessoas, e isso pode promover um crescimento positivo em geral;
- Aprimoramento no desenvolvimento pessoal e profissional: quando os colaboradores sentem que podem interagir, fazer perguntas, dar sugestões e compartilhar ideias, é notável o impacto positivo que isso traz ao desenvolvimento pessoal e profissional da equipe;
- Incentivo para novas soluções: as interações saudáveis da equipe abrem espaço para a implementação de processos inovadores e o uso de ferramentas para automatizar processos, melhorando a performance da empresa no mercado.
O que fazer para integrar uma equipe? Confira 6 estratégias
Para garantir todas as vantagens da integração de equipes, é fundamental entender como promover esse processo por meio dos seguintes passos:
1. Analise o que precisa ser melhorado no ambiente de trabalho
Antes de pensar em como tornar os colaboradores mais unidos e motivados, é necessário avaliar o cenário dos times. Quais setores da sua empresa precisam ser aprimorados?
Para verificar esse ponto, você pode observar onde há um aumento do absenteísmo ou alto número de turnover, além de desentendimentos constantes entre funcionários e gestores, por exemplo. Isso porque para integrar uma equipe, é preciso oferecer bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.
2. Defina um propósito para as equipes
Assim como ter uma missão, visão e valores para a sua empresa, pode ajudar bastante no direcionamento para as metas a serem alcançadas, uma equipe também precisa ter algo que a guie.
Qual o propósito pode ser compartilhado entre os colaboradores dos setores da sua empresa para impactar positivamente nos resultados? Ao ter um objetivo em comum para seguir, a equipe pode se sentir mais motivada para agir de forma colaborativa e dedicada.
3. Desenvolva as lideranças da sua empresa
As lideranças são essenciais no processo de integrar as equipes. Afinal, como colaboradores podem ter espaço para se desenvolver no âmbito pessoal e profissional se a liderança não oferece esse caminho de apoio e compreensão?
As lideranças tóxicas podem impactar negativamente o crescimento das pessoas de uma equipe, então é válido fazer pesquisas de satisfação e oferecer treinamentos que não sejam voltados apenas para a parte técnica, mas também para desenvolver as soft skills.
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4. Separe um momento para oferecer e receber feedbacks
Colaboradores mais motivados conseguem se unir com mais facilidade e ter mais foco nos objetivos em comum e, para isso, é importante oferecer tempo para dar retornos e fortalecer a escuta ativa.
Ter uma certa frequência para oferecer e receber feedbacks pode tanto aproximar líderes e colaboradores quanto promover melhorias constantes e, ainda, melhorar a comunicação da empresa.
5. Pense no bem-estar dos colaboradores
Durante a pandemia de Covid-19, a busca pelo termo burnout teve um aumento de 122% na internet, o que indica que mais profissionais foram afetados por essa doença que tem como consequência a exaustão emocional e física.
Para evitar isso, o desânimo, a sobrecarga de trabalho, a falta de motivação e a baixa produtividade, é indicado não valorizar apenas as entregas e a alta performance, mas principalmente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
6. Utilize ferramentas de tecnologia a favor do trabalho da sua equipe
Hoje há diversas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a otimizar o trabalho e o desempenho dos colaboradores, reduzindo o tempo de atividades manuais e processos repetitivos para tornar os processos internos mais eficazes.
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Uma ferramenta de checklists digitais, por exemplo, pode ajudar em vários pontos da integração de equipes, como:
- Monitoramento das atividades;
- Diminuição de falhas e registro de não-conformidades;
- Análise de dados em tempo real;
- Armazenamento e compartilhamento seguro de informações;
- Melhorias na comunicação.
Agora que você já sabe a importância da integração da equipe e quais estratégias seguir para implementar esse processo na sua empresa, é hora de aprender mais sobre como tornar a sua rotina de trabalho mais eficaz.
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