O planejamento anual transformou-se em realidade na sua empresa? Se ainda há pendências, descubra as metas SMART, uma técnica que torna o objetivo mais claro e mensurável para tirá-los do papel.
Já estamos no fim do ano. Sim, parece conversa trivial, daquelas que a gente tem no elevador, mas passou voando, não é mesmo? E, se sua empresa ainda está lutando para transformar objetivos em realizações concretas, ainda dá tempo de mudar a história.
Apresentamos a você a metodologia das metas SMART. Essa técnica tem o poder de direcionar os esforços da equipe e ajudar as empresas a alcançarem suas metas de maneira mais eficiente e eficaz em um espaço de tempo menor.
O sucesso não é um acidente, mas o resultado de planejamento, definição clara de metas e execução focada. É aqui que as metas SMART entram em cena. Se você não quer deixar as metas corporativas para o “próximo ano”, junte-se a nós.
Pronto para embarcar nesta jornada de realização? Continue a leitura!
O que é meta SMART?
Meta SMART é um conceito usado em marketing e gestão de projetos para definir metas claras e alcançáveis. Esta abordagem fornece uma estrutura através da qual é possível estabelecer objetivos de maneira eficaz e mensurável. O acrônimo SMART representa cinco critérios que ajudam a criar metas eficazes e realistas.
S – Específica
Uma meta deve ser clara e direta. Isso significa que ela deve indicar claramente o que deve ser feito, quando, por quem e por quê. Uma meta específica deve responder às perguntas:
- O quê?
- Quem?
- Onde?
- Quando?
- Por quê?
M – Mensurável
A capacidade de medir o progresso de uma meta é crucial para saber se você está se aproximando ou longe do seu alvo. Pode envolver o uso de números, porcentagens ou outros dados mensuráveis.
A – Atingível
Uma meta deve ser realista e factível. Deve estar dentro da capacidade e dos recursos disponíveis. Definir metas inatingíveis pode levar à frustração e desânimo.
R – Relevante
Uma meta deve ser relevante e significativa para a pessoa ou organização que a estabeleceu. Precisa estar alinhada com outras metas e com a visão e missão globais.
T – Temporal
Toda meta deve ter um prazo definido. Essa limitação de tempo cria um senso de urgência e pode ajudar a motivar a ação. Sem um prazo, pode ser fácil adiar ou negligenciar a meta.
Como traçar metas SMART? Exemplos práticos
Ainda não está claro sobre como traçar seus objetivos com a técnica? Vamos aos exemplos de metas SMART e a linha de raciocínio para estabelecê-las.
1. Seja específico
Traçar metas SMART começa pela especificidade. Identifique o que você quer alcançar com clareza. Um objetivo não é “ganhar mais dinheiro”, mas sim “aumentar a receita em 10% com as vendas de fim de ano”. A clareza ajuda a concentrar os esforços e a apontar a direção certa.
2. Coloque elementos mensuráveis
Na sequência, estabeleça padrões mensuráveis. Por exemplo, “aumentar a receita em 10%”. Este é o “M” de SMART. Agora você tem um alvo mensurável para atingir.
3. Pergunte-se: você tem recursos para atingir a meta?
O próximo passo é avaliar se a meta é atingível. Pergunte-se se tem os recursos e as habilidades necessárias para atingir essa meta. Se a resposta for não, analise se é possível adquirir esses recursos, contratar pessoas e ferramentas para tornar a meta viável.
4. Relevância
A relevância é o próximo critério. Assegure-se de que a meta esteja alinhada com suas outras metas e com a visão geral do seu negócio a longo prazo.
5. Tempo
Por último, estabeleça um prazo para alcançar essa meta. Ter um prazo ajuda a manter o foco e a motivação. Lembre-se, uma meta sem prazo é apenas um sonho. A sua equipe pode ficar perdida sobre o que fazer e os líderes sobre como elencar prioridades.
Como garantir a implementação
A implementação de metas SMART pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando o tempo é curto para alcançar os objetivos traçados. No entanto, existem estratégias que aumentam as chances de sucesso.
Comunicação clara
Primeiro, é essencial comunicar claramente as metas a todos os envolvidos. Cada membro da equipe deve entender o que é esperado e o papel que desempenha para alcançar o objetivo. A comunicação clara e aberta aumenta a probabilidade de sucesso na implementação.
Usar ferramentas para registrar os passos que levarão ao cumprimento da meta pode ser um grande diferencial. Assim, não deixe a comunicação apenas na parte verbal, em reuniões e comunicados por meio de conversas no dia a dia. Usar ferramentas de gestão de tarefas podem ajudar bastante a consultar o que foi acordado, documentar as dúvidas e deixar todo time a par de uma só vez.
Monitoramento e avaliação
É crucial monitorar o progresso em direção à meta. Isso permite que você faça ajustes e corrija o curso, se necessário. Uma avaliação regular também mantém todos focados e comprometidos com a meta.
Ferramentas digitais também ajudam a entender o progresso. O ideal é que fique visível para todos. Coletar dados nas atividades que levarão a atingir a meta é a base desse monitoramento para o gestor. Usar a Checkbits (app de checklists), por exemplo, ajuda a ter essa captação e visibilidade em gráficos e de outras formas.
Recompensa e reconhecimento
Por último, o reconhecimento do trabalho bem-feito é uma excelente maneira de motivar a equipe. Quando as pessoas veem que seus esforços são apreciados, tendem a se esforçar ainda mais. Portanto, reconheça e recompense as contribuições significativas para o alcance da meta.
Faça ajustes na rota
Um ano parece pouco, mas acontecimentos que você não previa no planejamento anual podem mudar as condições. Lembre-se que nas metas SMART a viabilidade é uma das variáveis, isso não é por acaso. Algumas você controla, como aquisição de recursos, contratação de profissionais, outras são imutáveis. Por isso, o que era um objetivo possível com o que você projetou pode precisar de adaptações.
“Não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta”. (Charles Darwin)
As metas SMART são uma boa forma de pensar no que permanece e é de fato uma pendência e o que deve ser ajustado.
Pronto para terminar o ano sem pendências na empresa?
Pense no que é viável atingir até o fim de dezembro e comece o próximo ano com o pé direito. Aplique as metas SMART para ficar mais próximo dos seus objetivos.
E para facilitar a execução do método, você pode contar com a Checklist, nossa ferramenta de checklists digitais para evitar refações, aumentar a produtividade e clareza do que precisa ser feito para sua empresa atingir os objetivos.
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