Checklists digitais podem ajudar a resolver problemas na logística de várias maneiras, proporcionando maior eficiência, organização e rastreabilidade.
Você já parou para pensar em como os checklists digitais podem se tornar grandes aliados na resolução de problemas logísticos? Eles podem ser parte da solução que você estava procurando para lidar com os principais gargalos dessa área tão importante e complexa.
A ferramenta de checklists digitais da Checkbits é simples de implementar e usar. Ao mesmo tempo, é robusta, pois oferece recursos avançados como:
- Coleta e tratamento de dados.
- Documentação de evidências com registros fotográficos.
- Plano de ação.
- Gestão de tarefas.
Esses são alguns dos mais de 50 recursos dos checklists digitais da Checkbits. Veja como eles, aliado a boas práticas, fazem toda a diferença na resolução de problemas na logística.
Principais problemas na logística
Já ouviu que o primeiro passo para resolver um problema é reconhecê-lo? Na logística não é diferente. Por isso, vamos começar com os desafios. Analise, ao longo da leitura, como eles afetam o sucesso do seu negócio.
Falta de visibilidade do estoque
A falta de controle de estoque é um problema para a logística, pois impede que as empresas tenham informações atualizadas sobre a quantidade e a disponibilidade de seus produtos.
É o problema raiz que leva a outros: atrasos nas entregas, pedidos em excesso ou falta de produtos em estoque. Sem uma visibilidade clara do estoque, as empresas têm dificuldade em planejar e coordenar suas operações. Isso resulta em uma cadeia de suprimentos menos eficiente e satisfação do cliente comprometida.
Insumos e mercadorias de baixa qualidade
Insumos e mercadorias de baixa qualidade têm impacto negativo na logística. Começando por matéria-prima ruim, as consequências para o setor são:
- Retrabalho.
- Atrasos nas entregas.
- Insatisfação do cliente.
- Falhas nos processos por matéria-prima ruim.
- Desperdício de recursos.
Já para aquelas empresas que atuam no nível de distribuidor, com mercadorias prontas para revender, também há alguns danos, entre eles:
- Produto pouco resistente que estraga fácil no transporte e até armazenamento.
- Danos à reputação da empresa, já que as chances do cliente ficar insatisfeito são altas.
- Altas taxas de devolução.
- Poucas vendas.
Por isso, garantir a qualidade dos insumos e mercadorias é fundamental para manter a eficiência e evitar esse problema na logística.
Manutenção da frota
O transporte é uma das áreas principais da logística. Uma frota em boas condições colabora bastante com um processo logístico eficiente. O contrário tem efeito danoso. Frotas em más condições podem ocasionar problemas para o motorista, colocando em risco a vida do colaborador.
Investir em manutenção preventiva é sempre mais inteligente do que em corretiva, já que os custos são mais baixos, evita-se acidentes, além de paradas não previstas na entrega de matéria-prima ou do produto para o cliente final.
Logística reversa inexistente ou falha
A logística reversa consiste no gerenciamento do retorno de produtos, materiais ou embalagens ao longo da cadeia de suprimentos. Ao implementar a prática, as empresas podem:
- Reduzir custos.
- Melhorar a sustentabilidade.
- Atender às regulamentações ambientais.
- Fortalecer a reputação da marca.
Dessa forma, não ter logística reversa é um problema.
Porém, é comum haver dificuldades para implementar bem a logística reversa. Isso porque exige uma série de etapas.
- Fluxo de informações eficiente.
- Coordenação entre os diferentes elos da cadeia.
- Implementação de medidas para lidar com produtos danificados, devoluções de clientes, descarte de resíduos, entre outros.
Planejamento de rotas ineficiente
Mostramos como o transporte afeta o sucesso da logística. É um dos elos mais complexos do supply chain. Um dos problemas mais comuns é no planejamento de rotas, que, quando eficiente, pode trazer diversos benefícios.
- Acelerar as entregas.
- Colaborar com a sustentabilidade ao pensar em caminhos mais curtos ou estratégicos para otimizar o processo.
- Oferecer mais segurança para o colaborador com escolha de rotas mais seguras.
Como checklists digitais da Checkbits ajudam a resolver problemas na logística?
Identificou algum, ou alguns problemas na logística, que fazem parte do dia a dia da sua empresa? Agora vamos entender como os nossos checklists digitais podem colaborar para a resolução deles.
Checklist para inventário
Uma das atividades cruciais para resolver a falta de visibilidade do estoque é realizar o inventário. Por se tratar de uma tarefa minuciosa e recorrente, usar checklists digitais colabora para a otimização e resolução desse problema logístico.
Em nosso app, você pode elencar o passo a passo para o colaborador responsável por itens, o que aumenta a assertividade.
O gestor também tem uma visibilidade melhor da execução, de qualquer lugar que esteja.
Há técnicas e dicas para gerenciamento de estoque que, somadas ao uso do Checkbits, contribuem ainda mais para a resolução dessa questão logística.
Melhoria da qualidade de produtos e matéria-prima
É isso mesmo, o uso de checklists digitais ajudam a melhorar a qualidade das mercadorias e insumos. Com o recurso, os insumos passam por uma gestão de qualidade minuciosa.
A equipe responsável por esse controle pode reportar problemas e, assim, o administrador toma as devidas providências em tempo hábil em busca de novos fornecedores para aumentar a qualidade.
No Checkbits, é possível anexar fotos, fazer comentários e outros de forma dinâmica para que a situação seja verificada.
Checkbits para manutenção de frotas
Outra tarefa minuciosa, recorrente e fundamental para a logística é a manutenção das frotas, para quem trabalha com entrega própria. Realizá-la com o máximo de excelência vai aumentar a segurança dos trabalhadores, um motivo que, por si, já é suficiente para o máximo de atenção na atividade.
Usar o checklist ainda ajuda a ter um histórico, com dados que vão ajudar o gestor a entender os problemas mais recorrentes, sendo um ponto de partida para planos de ação.
Além da segurança, que vem em primeiro lugar, elevar o nível da manutenção de frotas deixa as entregas mais rápidas, o processo mais sustentável e custos menores.
Implementação de logística reversa
A logística reversa é outro processo sustentável, pois torna possível reciclar ou dar destinação correta a produtos que chegaram ao fim da vida útil. Implementá-la é complexo, pois envolve diversas etapas como coleta com o consumidor, programa para reciclagem ou destinação sustentável do material, entre outras.
Você pode formular checklists para todas essas etapas da logística reversa, garantir mais clareza na comunicação, maior assertividade e autonomia do time.
Teste o Checkbits por 7 dias gratuitamente
Comece a resolver os problemas na logística com o aplicativo usado por grandes empresas brasileiras como Gerdau, Burger King, Farmax e muitas outras. Teste gratuitamente para ver o potencial da ferramenta e como ela pode ser usada na sua empresa: https://checkbits.com.br/cadastre-se/