Para antigos desafios de logística, há diversas soluções tecnológicas em teste pelo mundo. Descubra quais são as possibilidades de superação dos gargalos nesse segmento.
A logística é uma das áreas mais complexas e importantes das empresas. O bom funcionamento do departamento impacta diretamente diversos resultados, como satisfação do cliente, gestão de custos, eficiência operacional, lucros e muito mais.
Os desafios do setor podem variar de acordo com o segmento, o tamanho das organizações e a complexidade das operações. No entanto, alguns são desafios comuns para todas as empresas.
Por isso, vamos mostrar as soluções inovadoras para superar os desafios logísticos comuns a todos. Fique com a gente!
Desafios da Logística
Gestão de estoque
Manter um equilíbrio entre a demanda e o estoque disponível é um desafio constante. Estoque excessivo pode resultar em custos elevados de armazenamento, obsolescência e desperdício. Já o estoque insuficiente pode levar a atrasos na entrega, falta de insumos para produção e insatisfação dos clientes.
Cadeia de suprimentos complexa
Empresas que dependem de uma ampla rede de fornecedores e parceiros enfrentam o desafio de gerenciar a logística de forma eficiente em toda a cadeia de suprimentos. Isso requer coordenação e comunicação eficazes, além de lidar com possíveis interrupções e atrasos.
Modais de transporte
Os modais de transporte representam um desafio para o setor de logística devido a vários fatores. São exemplos a complexidade de gerenciar diferentes modos de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo) e a necessidade de coordenar eficientemente a transferência de mercadorias entre eles.
Outro ponto é que cada modalidade tem suas próprias regulamentações, infraestrutura e restrições operacionais, o que pode dificultar a seleção do modal.
Tecnologia e automação
Empresas com bom desempenho usam, cada vez mais, tecnologias avançadas na logística, como sistemas de gerenciamento de armazéns, rastreamento de remessas em tempo real e automação de processos.
Implementar e integrar essas inovações pode ser um desafio. Isso porque é necessário adaptar-se às novidades, entender quais as melhores opções para a empresa, destinar orçamento, além de treinar a equipe.
Sustentabilidade e responsabilidade social
A crescente necessidade de pensar na sustentabilidade e na responsabilidade social coloca um desafio adicional para a logística. Empresas precisam encontrar maneiras de reduzir sua pegada de carbono, como otimizar rotas de transporte, reduzir emissões de carbono e adotar embalagens mais sustentáveis.
8 soluções inovadoras
Existem várias soluções tecnológicas disponíveis para enfrentar os desafios de logística e transporte. De certa forma, elas compõem a logística 4.0, evolução da logística tradicional, com uso de tecnologia e métodos modernos.
1. Sistemas de gerenciamento de transporte (TMS)
Os TMS são plataformas que permitem às empresas gerenciar e otimizar as atividades de transporte. Inclui:
- Planejamento de rotas.
- Rastreamento de remessas.
- Gestão de frotas e gestão de documentos.
Esses sistemas automatizam processos, melhoram a eficiência operacional e fornecem visibilidade em tempo real das operações de transporte.
2. Sistemas de gerenciamento de armazém (WMS)
Os WMS são soluções que ajudam a gerenciar e otimizar as operações de armazenamento e distribuição. Auxiliam nos seguintes pontos:
- Recebimento.
- Armazenamento.
- Separação de pedidos.
- Embalagem
- Envio.
Esses sistemas permitem um controle preciso do estoque, melhoram a precisão e a velocidade no processamento de pedidos. Também melhoram a gestão do espaço de armazenamento.
3. Rastreamento em tempo real
Tecnologias como RFID (Identificação por Radiofrequência) e GPS (Sistema de Posicionamento Global) permitem rastrear e monitorar remessas em tempo real.
Isso fornece visibilidade e controle sobre a localização e o status das remessas. Permitindo uma gestão mais eficiente dos prazos de entrega, identificação de possíveis atrasos e melhor comunicação com os clientes.
4. Automação de processo
A automação de processos logísticos, por meio de tecnologias como robótica, inteligência artificial e aprendizado de máquina, pode melhorar a eficiência e a precisão das operações.
A automação de tarefas repetitivas, como embalagem, classificação e movimentação de mercadorias são tarefas comuns de serem automatizadas. Essa tecnologia resulta em redução de erros e custos operacionais.
5. Plataformas de colaboração e compartilhamento
Com a crescente tendência de economia compartilhada, surgiram plataformas digitais que permitem a colaboração e o compartilhamento de recursos entre empresas de logística. Em geral, essas plataformas permitem compartilhamento de transporte, armazenamento e até mesmo trabalho em conjunto para otimizar rotas e reduzir custos operacionais.
6. Análise de dados e Business Intelligence
O uso de análise de dados e Business Intelligence pode fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas na logística. Isso inclui previsão de demanda, otimização de rotas, análise de desempenho da cadeia de suprimentos e identificação de oportunidades de melhoria.
7. Modais de transporte tecnológicos e modernos
O transporte na logística é um grande desafio. Escolher o modal correto, trabalhar com integração ou parcerias consiste em uma das missões mais árduas do gestor. Mas já existem algumas novas alternativas para superar os desafios da logística, como tempo de entrega e custos.
Veículos autônomos: a primeira entrega em um automóvel sem motorista aconteceu em 2016, nos Estados Unidos. A carga consistia em 45 mil latas de cerveja, a Uber, em parceria com a Otto, percorreu 200 quilômetros para realizar a entrega. Empresas como a Amazon realizaram parte do transporte de forma experimental desde então.
Drones: eles são cada vez mais utilizados para entregas de pequenos pacotes em áreas urbanas. Essa tendência pode se expandir no futuro, com drones sendo capazes de entregar mercadorias de forma rápida e eficiente, especialmente em áreas de difícil acesso.
Transporte subterrâneo: com o aumento da urbanização e a escassez de espaço nas cidades, o transporte subterrâneo pode se tornar uma opção viável para o transporte de cargas e passageiros. Túneis subterrâneos podem ser utilizados para movimentar mercadorias de forma rápida e eficiente, evitando congestionamentos e liberando espaço nas ruas.
8. Checklists digitais
Checklists digitais podem desempenhar um papel importante na resolução de problemas de logística, fornecendo uma abordagem estruturada e consistente para garantir que todas as etapas e tarefas necessárias sejam concluídas com excelência. A ferramenta traz vantagens como:
- Padronização e consistência dos processos logísticos: existem diversas tarefas dentro da cadeia de suprimentos. Garantir que funcionem bem é um desafio na logística, mas os checklists digitais ajudam a conseguir maior consistência. O fato de ser on-line colabora para o compartilhamento dos formulários, registro e análise para aperfeiçoamento.
- Melhoria da eficiência: a ferramenta é uma aliada para elevar a excelência dos processos logísticos, já que tem recursos para que os responsáveis fiquem atentos aos prazos e cada item das tarefas.
- Comunicação mais assertiva: os checklists requerem que o gestor deixe claro o passo a passo das tarefas. Já o colaborador que executará, tem recursos como anexar fotos e comentários pertinentes durante o cumprimento das tarefas.
Comece a testar uma tecnologia na logística
Superar os desafios da logística com tecnologia requer planejamento, análises e testes. Você pode começar com os checklists digitais da Checkbits. Em uma semana, consegue ver como nosso aplicativo funciona na sua empresa. Além dos formulários, nosso app possibilita gerenciar tarefas, traçar planos de ação, analisar dados e muito mais.
Veja: https://checkbits.com.br/cadastre-se/